SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Mercado   /   Juros futuros e dólar abrem com viés de queda com foco em variante do coronavírus e PEC no Senado

Juros futuros e dólar abrem com viés de queda com foco em variante do coronavírus e PEC no Senado


Fonte: Valor Econômico (30 de novembro de 2021 )
Marcello Casal Jr./Agência Brasil

 

Os juros futuros e o dólar comercial iniciaram o pregão de terça-feira registrando ligeiras quedas, conforme os agentes financeiros digeriam o risco de que a variante ômicron do coronavírus possa reduzir a eficácia das vacinas e também se atentavam à tramitação da PEC dos Precatórios no Senado Federal.

 

Às 9h35, o dólar comercial diminuía 0,12%, para R$ 5,6036. Enquanto isso, a taxa do contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para janeiro de 2023 caía de 11,90% no ajuste anterior para 11,845%; a do DI para janeiro de 2024 tinha baixa de 11,72% para 11,69%; a do DI para janeiro de 2025 recuava de 11,59% para 11,58% e a do DI para janeiro de 2027 diminuía de 11,57% para 11,55%.

 

O temor de que a variante ômicron possa diminuir significativamente a eficácia das vacinas turva o cenário para os ativos de risco nesta manhã, após o CEO da Moderna, Stéphane Bancel, afirmar em entrevista que os imunizantes existentes terão uma “queda material” na capacidade de combater a nova linhagem do vírus. Bancel disse ainda que serão necessários vários meses antes que uma vacina específica para a ômicron possa ser produzida em larga escala.

 

As declarações dispararam uma nova rodada de aversão a risco aos mercados, com as bolsas na Europa e os futuros de Nova York registrando quedas, ao passo que o petróleo Brent cedia. Entre as moedas, o índice DXY (que compara o dólar a uma cesta de seis moedas fortes) tem recuo firme, na medida em que investidores apelam por divisas como iene e franco suíço.

 

Já no mercado de títulos soberanos (onde os preços dos papéis sobem conforme os rendimentos sobre eles diminuem), os retornos marcam baixas expressivas, com o yield do título americano (Treasury) de dez anos recuando 7 pontos-base para 1,446%, no momento. Enquanto isso, o rendimento do papel alemão (“bund”) de mesmo vencimento estava em -0,343%, de -0,316%.

 

Os agentes permanecem bastante sensíveis às notícias envolvendo a ômicron e demonstram temores sobre uma desaceleração da atividade econômica, no momento em que os principais bancos centrais do mundo debatem a normalização das taxas de juros. O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fala às 12h ao Comitê de Assuntos Bancários, Habitacionais e Urbanos do Senado americano e, em discurso divulgado mais cedo, abordou as ameaças econômicas da ômicron.

 

“Uma preocupação maior com o vírus poderia reduzir a disposição das pessoas para trabalhar pessoalmente, o que desaceleraria o progresso no mercado de trabalho e intensificaria as interrupções na cadeia de suprimentos”, disse ele.

 

Fatores domésticos também podem trazer volatilidade aos ativos, já que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, profere duas palestras (às 10h e às 12h) ao longo do dia, após recentes sinais de membros do Comitê de Política Monetária (Copom) de que o ritmo de alta de juros em 1,5 ponto percentual deve ser mantido. Antes, às 9h30, o diretor de Política Econômica, Fabio Kanczuk, fala em conferência organizada pelo J.P. Morgan.

 

Além disso, os investidores acompanham a tramitação da PEC dos Precatórios na CCJ do Senado.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais