SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos

Santos Brasil conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos


Fonte: Portos e Navios (29 de novembro de 2021 )

 

A Santos Brasil inaugurou na sexta-feira (26) as obras de extensão e aprofundamento do cais do Tecon Santos, no Porto de Santos. A empresa conclui a primeira fase do projeto de ampliação e modernização do terminal, que somou investimentos da ordem de R$ 450 milhões e agregou mais 400 mil TEUs de aumento de capacidade operacional.

 

O Tecon Santos passa a ser, agora, o único terminal de contêineres da América do Sul com capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax, de 366m.

 

De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil, a conclusão desta primeira etapa é um marco importante não apenas para a Santos Brasil, mas também para o Porto de Santos. “São 400 mil TEUs a mais de capacidade no Tecon Santos, que asseguram o crescimento do porto nos próximos anos”, diz.

 

Iniciada em 2019, as obras ampliaram o cais do Tecon Santos em 220 metros, totalizando 1.510 metros. Incluíram também o aprofundamento do cais e reforço de estrutura para a instalação de trilhos para novos portêineres de última geração, ao longo de 1.090 metros; e o aumento da profundidade máxima do cais para 16 metros.

 

A primeira etapa de ampliação e modernização do terminal envolveu, além das obras civis, aquisições de equipamentos de última geração — dois novos portêineres com 50 metros de altura, comprimento de lança de 70 metros e capacidade para movimentar até 100 toneladas, 30 reboques e 30 terminal tractors para a movimentação de cargas no pátio.. A área de TI adquiriu um novo TOS (Terminal Operating System), o OPUS da CyberLogitec, além de softwares e equipamentos que permitem maior utilização da inteligência artificial no planejamento e operação.

 

O total de investimentos previsto no projeto de ampliação e modernização do Tecon Santos é da ordem de R$ 1,5 bilhão, em valores atualizados, até 2031.


 


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais