SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Infraestrutura e Investimentos   /   Complexo Portuário De Itajaí Completa 700 Giros Na Área Da Nova Bacia De Evolução

Complexo Portuário De Itajaí Completa 700 Giros Na Área Da Nova Bacia De Evolução


Fonte: Folha do Estado SC (29 de novembro de 2021 )

 

A nova bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, responsável por devolver a competitividade e resgatar o desenvolvimento econômico da região, alcançou nesta sexta-feira (26) a marca de 700 navios manobrados. A manobra foi realizada com o Navio Tubul, de 299,96 metros de comprimento por 45,60 de largura.

 

“Consolidou-se essa nova bacia de evolução, provando a sua importância não somente para atender os navios maiores, mas principalmente a notável melhora nas condições das manobras, no dia a dia. Essa realidade atual é oriunda de uma obra que trouxe resultados extremamente significativos para o complexo”, destaca Heder Cassiano Moritz, diretor geral de operações logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

O navio Tubul, de bandeira da Libéria, iniciou sua rota partindo do Porto de Rio Grande (RS) e, após desatracar do complexo portuário local, seguirá ao Porto de Santos (SP). Seu horário para a desatracação da embarcação está previsto para a madrugada deste sábado (27).

 

“A modernização do Porto de Itajaí e do complexo portuário transcenderam os índices de movimentação, proporcionando uma nova dinâmica nas manobras dos navios maiores, permitindo melhores resultados e nos mantendo competitivos no nosso segmento de atuação. Os números crescentes das movimentações de carga indicam a importância desses navios em nosso complexo”, ressalta o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

 

A infraestrutura, implantada para o mercado competitivo no cenário portuário brasileiro, permitiu ao Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes tornar-se o segundo maior em movimentação de cargas conteinerizadas, classificando ainda a cidade de Itajaí como a 12ª do país na arrecadação de impostos federais. A obra da Bacia de Evolução foi concluída com aporte de aproximadamente R$ 40 milhões em recursos do Município.

 

“Esse impacto positivo para o Complexo Portuário resultou em benefícios voltados para a economia local e do Estado, devido ao aumento constante nas movimentações, evidenciando a capacidade das operações. Os gráficos e relatórios de desempenho fornecidos ao longo deste período de municipalização comprovam um crescimento superior a 1.500%. Estamos realizando a nossa parte, inclusive para os resultados comerciais do nosso porto, voltados para a modernização”, finaliza o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

 


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais