Consulta pública sobre desestatização do Porto de Santos será lançada em dezembro, garante ministro

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a consulta pública sobre a desestatização da Autoridade Portuária de Santos (APS) será lançada no próximo mês.
O titular da pasta fez o anúncio em entrevista coletiva durante à tarde desta sexta-feira (26), quando acompanhou o primeiro embarque de celulose pelo terminal da Bracell.
“Um dos nossos objetivos é o aumento de eficiência e a redução do custo Brasil”, disse.
Agenda cheia
Na parte da manhã, o titular da pasta veio a Santos para participar da inauguração de três obras ligadas ao setor portuário, que, juntas, representam R$ 601 milhões em investimentos.
Antes dessa agenda, Freitas esteve reunido, na sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), com um grupo de caminhoneiros e de representantes do setor patronal para ouvir as demandas desse segmento.
Na sequência, o ministro participou, no bairro do Paquetá, da inauguração da terceira linha ferroviária, que já está em operação há dois meses. Segundo a Portofer, essa nova estrutura permitirá a circulação simultânea de trens nos sentidos de importação e exportação de cargas.
No final da manhã, o representante do Governo Federal também esteve na entrega do novo píer de atracação da Ageo, localizado na Área Continental de Santos. Iniciada em junho do ano passado, essa obra permitirá o aumento da capacidade de atracação de navios de granéis líquidos no Porto de Santos.
No início da tarde, o ministro compareceu à inauguração das obras de ampliação do cais da Santos Brasil, em Guarujá.
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]