Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Pilotos e comissários aprovam paralisação

Fonte: Valor Econômico (25 de novembro de 2021)

Movimento no aeroporto Santos Dumont, no Rio: empresas aéreas retomam operações após impacto da pandemia — Foto: Márcia Foletto/O Globo


 
Pilotos e comissários pretendem iniciar na segunda-feira uma paralisação parcial das atividades em todo o país, diante da falta de acordo com as companhias aéreas sobre a nova convenção coletiva de trabalho da categoria.
 
De acordo com o aprovado em assembleia ontem, a greve vai começar à 0h do dia 29 de novembro por tempo indeterminado. Segundo o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), em respeito à sociedade e aos usuários do sistema de transporte aéreo, os aeronautas farão a paralisação de 50% dos tripulantes por dia, enquanto os outros 50% permanecerão em serviço.
 
O setor tem papel central no transporte de insumos para o combate à pandemia – como a própria vacina.
 
Os aeronautas rejeitaram, em votação no dia 17 de novembro, a proposta feita pelas companhias aéreas para renovação da convenção coletiva. “O pleito é, simplesmente, a recomposição inflacionária dos últimos 24 meses. Haja vista que a categoria aceitou reduções de salários desde o início da pandemia e é boa a situação das empresas nesse momento de retomada. A Azul tem a maior liquidez da sua história, a Gol efetuou a maior desalavancagem desde sua fundação e a Latam atingiu a maior redução de custo em mais de 10 anos”, disse Ondino Dutra, presidente do SNA.
 
Os aeronautas pediram reajuste considerando o INPC dos últimos 24 meses. Já o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) argumenta que desde o início da pandemia as empresas aéreas acumulam um prejuízo bilionário e trabalham na retomada das operações para restabelecer patamares pré-crise.
 
Segundo o SNA, a entidade patronal propôs flexibilizar diversos itens da convenção coletiva.
 
Procurado para comentar o assunto, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) não retornou até o fechamento desta edição. Gol e Azul não se manifestaram. A Latam informou que tomou conhecimento da decisão dos aeronautas e que acompanha os desdobramentos do movimento.
 
“A companhia, por meio do Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (SNEA), segue empenhada em buscar o entendimento com todos os tripulantes para que seja possível superar de forma conjunta as consequências da pandemia, sobretudo neste momento importante de retomada do setor aéreo”, afirmou a Latam, por meio de nota. “A Latam reitera ainda que todos os seus voos programados para a próxima semana estão mantidos e informará prontamente se houver qualquer alteração”.
 
As companhias aéreas estão retomando gradativamente a operação depois de serem fortemente impactadas pela pandemia. Em meados de junho deste ano a Azul já conseguiu atingir 100% da oferta doméstica que tinha em 2019, antes da crise sanitária. Já a Latam espera retomar por completo a oferta doméstica até o fim deste ano, com estimativa de crescer 5% em janeiro contra igual mês de 2019. Na Gol, o cenário é de se aproximar ao pré-pandemia também no fim deste ano.