SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   SPA quer ouvir você para elaborar relatórios de gestão e de sustentabilidade

SPA quer ouvir você para elaborar relatórios de gestão e de sustentabilidade


Fonte: Santos Port Authority (24 de novembro de 2021 )

 

Com intuito de cada vez dar mais transparência aos seus atos administrativos e de desempenho, a Santos Port Authority (SPA) quer ouvir os empregados, o mercado e a sociedade para construir de forma colaborativa seus relatórios de gestão e de sustentabilidade referente a 2021, importantes instrumentos de prestação de contas anual da Companhia.

 

Assim, está lançando uma pesquisa para públicos interno e externo denominada “levantamento de materialidade”, que busca identificar, avaliar e priorizar as informações a serem divulgadas sobre a Companhia.

 

“A iniciativa é mais um passo na construção de uma relação de confiança com todas as partes interessadas. Além disso, a medida está inserida no contexto de adequação da SPA aos mais altos padrões e referenciais de mercado para práticas de transparência e divulgação de resultados, tais quais o International Integrated Reporting Council (IIRC) e o Global Reporting Initiative (GRI), adotados por empresas de capital aberto”, destaca o diretor de Administração e Finanças da SPA, Marcus Mingoni.

 

O processo para determinar materialidade para a preparação e apresentação de reportes do desempenho da Companhia envolve:

  1. Identificação de temas relevantes, com base na capacidade de afetar a geração de valor;
  2. Avaliação da importância de temas relevantes para potencial geração de valor;
  3. Priorização de temas com base na sua importância relativa; e
  4. Determinação de informações a serem divulgadas sobre temas relevantes.

 

As etapas 1 a 3 serão realizadas até o término deste ano, por meio da aplicação de formulários aos mais variados públicos-alvo:

  • Público interno: empregados, gestores e administradores da SPA;
  • Público externo: pessoas jurídicas e pessoas físicas.

 

(a) Pessoa Jurídica: representantes das principais empresas que atuam no ecossistema do Porto de Santos: arrendatários, terminais de uso privado, terceirizadas, órgãos públicos, prefeituras, credenciadas para prestação de serviço e potenciais investidores.

 

(b) Pessoa Física: munícipes, empregados portuários etc. Este processo se aplica tanto a temas positivos quanto negativos, incluindo riscos, desafios e oportunidades, e desempenhos ou perspectivas favoráveis ou desfavoráveis. Também se aplica a informações financeiras e não-financeiras, contemplando aspectos como o ESG/responsabilidade socioambiental.

 

Acesse aqui o formulário e participe!


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais