SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Lucro da CMA CGM dispara com o aumento do frete

Lucro da CMA CGM dispara com o aumento do frete


Fonte: MarineLink (22 de novembro de 2021 )
© eyewave / Adobe Stock

O grupo de transporte CMA CGM divulgou na sexta-feira um aumento nos lucros do terceiro trimestre e disse que espera um desempenho ainda mais forte no final do ano, já que a intensa demanda manteve as taxas de frete altas e a capacidade dos contêineres esticada.

 

A CMA CGM, com sede na França, uma das maiores linhas de contêineres do mundo, disse que o lucro líquido subiu para US $ 5,6 bilhões no terceiro trimestre, de US $ 567 milhões no mesmo período do ano passado, enquanto o lucro do núcleo de EBITDA subiu de US $ 1,7 bilhão para US $ 7,1 bilhões.

 

Uma recuperação econômica após os custos de uma pandemia de coronavírus interrompeu as cadeias de abastecimento e agravou os problemas de logística, como infraestrutura obsoleta e falta de motoristas.

 

Maersk, a maior linha de contêineres do mundo, disse este mês que os atrasos nos portos persistiriam no próximo ano.

 

“A pressão sobre a capacidade efetiva de embarque de bens de consumo observada desde o verão de 2020 deve persistir até pelo menos o primeiro semestre de 2022”, disse a CMA CGM.

 

“O contexto atual provavelmente permitirá ao Grupo atingir um desempenho financeiro ainda mais forte durante o quarto trimestre.”

 

O grupo, que é controlado privadamente pela família Saade, aumentou sua capacidade de embarque em quase 6% no ano até setembro de 2021, disse a agência.

 

A empresa também se expandiu como a Maersk no transporte não marítimo, com a aquisição da CEVA Logistics há dois anos e a criação de uma divisão de frete aéreo este ano.

 

Como parte de seu impulso de carga aérea, a CMA CGM anunciou com a Airbus na sexta-feira um pedido de quatro jatos de carga A350F.

 

Os lucros crescentes ajudaram a CMA CGM a acelerar os investimentos este ano, incluindo a aquisição planejada de um terminal portuário em Los Angeles por cerca de US $ 2 bilhões.

 

O grupo também disse que sua dívida líquida caiu drasticamente, situando-se em US $ 11,9 bilhões em 30 de setembro, queda de US $ 4,9 bilhões em comparação com o final do ano passado

 

(Reportagem de Gus Trompiz; Edição de Chris Reese e David Gregorio)


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais