SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Aumento no preço do frete internacional pode ameaçar recuperação global

Aumento no preço do frete internacional pode ameaçar recuperação global


Fonte: CNN Brasil (19 de novembro de 2021 )

 

Um alerta da Agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad) para o comércio mostra que o atual aumento no custo do frete marítimo, se sustentado, poderia aumentar o preço médio dos importados em 11%, ameaçando a recuperação da economia global.

 

A questão é baseada especialmente no problema dos contêineres, observado desde o ano passado, no pior momento da pandemia.

 

Um dos motivos da crise dos contêineres se dá pelo fato de as pessoas começarem a comprar mais eletrônicos. A demanda das fábricas cresceu, mas muitas das unidades não podiam ser enviadas por falta dos contêineres que estavam em portos aguardando novos produtos. Isso acarretou um efeito dominó que desestruturou toda a cadeia logística.

 


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais