Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Atividade portuária é transformada em arte em exposição na Portos do Paraná

Fonte: Portos do Paraná (18 de novembro de 2021)

Desta quarta-feira (17) até a semana que antecede o Natal, maquetes de embarcações feitas por artesãos locais enfeitam o hall, na entrada do Palácio Taguaré, em Paranaguá. Na sede administrativa da Portos do Paraná, o trabalho de Chimene dos Santos e Pedro Dario Pereira Neto, que representa a atividade portuária, está exposto para colaboradores da empresa pública e visitantes. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná


 
Desta quarta-feira (17) até a semana que antecede o Natal, maquetes de embarcações feitas por artesãos locais enfeitam o hall, na entrada do Palácio Taguaré, em Paranaguá. Na sede administrativa da Portos do Paraná, o trabalho de Chimene dos Santos e Pedro Dario Perreira Netto, que representa a atividade portuária, está exposto para colaboradores da empresa pública e visitantes.
 
Eles não se conhecem. Porém, além da arte como hobby, da criatividade e da paixão pelas embarcações, Chimene e Pedro também têm em comum a atividade profissional: ambos trabalham no Porto de Paranaguá.
 
Chimene dos Santos tem 34 anos. E a inspiração para começar a fazer barcos com palitos de sorvete e cola veio após o falecimento do pai, Levi dos Santos, em 2016. A maquete foi uma forma que ela encontrou para homenageá-lo. “Meu pai era estivador. E quando eu faço a maquete, é como se eu ficasse mais perto dele”, conta.
 
O amor ao trabalho portuário também deu “um empurrãozinho” à arte de Chimene. “Eu fiz um curso de auxiliar plataforma offshore. E minha primeira maquete foi um submersível de petróleo, que construí para as aulas. Inteirinha de palito de picolé”. Ela lembra que foram cerca de sete meses até acabar.
 
Essa primeira peça– que lhe rendeu prêmio no curso – foi doada para a empresa onde estudou. Mas, depois dessa, vieram outras que hoje estão em exposição na sede da Portos do Paraná.
 
“Fiz uma balsa com guindaste e esteira, igualzinha à que eu trabalhava quando atuei nas obras de ampliação do pátio da TCP; uma caravela portuguesa, em homenagem às minhas origens; um barco, que não deixa de ser uma caravela, que reformei; e os esquadros de nós”, lista.
 
Chimene trabalha atualmente como inspetora de qualidade. A bordo dos navios, ele verifica se os porões estão aptos a receber as cargas. “Ando meio sem tempo, mas sigo tendo várias ideias agora que estou atuando novamente a bordo. São vários detalhes. Quero fazer um cargueiro, um shiploader, um rebocador, um guindaste com grab”, revela.
 
ENTALHE – Já a arte de Pedro Dario Perreira Netto, de 52 anos, é feita em madeira bruta. Também não é a principal atividade econômica de Pedro, que trabalha na Coamo, na área de logística. E antes de ir para o escritório, de 2000 a 2018, trabalhava a bordo dos navios afretados pela empresa, com supervisão dos embarques.
 
“As maquetes começaram como um hobby, mas hoje complementam a minha renda. Comecei por paixão à navegação, ao mar. A primeira foi aos 15 anos de idade”, conta. Mas na época, segundo Pedro, era algo mais simples; nada com a escala e perfeição que têm hoje.
 
“Esse processo de fazer o navio em escala começou no ano 2000. Ao final da operação do navio Samos Sky, primeiro navio afretado pela Coamo aqui no Porto de Paranaguá, eu ganhei a foto do agente marítimo. Analisando as imagens, lembrei que eu tinha uma madeira no meu carro, eu pensei em fazer e fiz um navio, esculpindo na madeira”. Como ainda conta Pedro, foram dois meses para completar esse primeiro trabalho.
 
Primeiro, na madeira bruta, ele esculpe o casco do navio. Depois, recobre com massa plástica e segue fazendo os detalhes com madeira, plástico e outros materiais. “Todo material que eu acho que podem ser usados na maquete, vou guardando”, diz.
 
Agora ele está testando uma nova técnica: a resina, que deve agilizar e aperfeiçoar ainda mais a arte. Pedro já fez embarcações como as da Marinha de Guerra, fragatas, submarinos, rebocador e até um porta-aviões americano (USS NIMITZ) para a diversão dos filhos Leonardo e Guilherme, que colecionam aviões caças.
 
“A importância de expor o meu trabalho aqui é que todos possam ter acesso ao artesanato, à arte em si. Sendo o nosso trabalho o porto, lidar com navios, é muito gratificante que outras pessoas saibam que aqui em Paranaguá tem gente que gosta tanto que até faz arte ligada ao porto”, comenta Pedro.
 
Chimene concorda: “é fundamental divulgar o trabalho dos artesãos locais; que aqui em Paranaguá fazemos trabalhos lindos que tem tudo a ver com a cidade e o porto”.