SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos da China seguem congestionados com cargas de cobre

Portos da China seguem congestionados com cargas de cobre


Fonte: Bloomberg (17 de novembro de 2021 )
Portos Congestionamentos continuam preocupando

 

Bloomberg — O congestionamento de cargas de cobre nos portos chineses dá sinais de alívio, mas o volume ainda corresponde ao triplo dos níveis pré-pandemia.

 

Navios com capacidade para transportar cerca de 370 mil toneladas de concentrados semiprocessados do Chile e do Peru esperam para serem descarregados, segundo dados da IHS Markit. Embora o volume seja 13% menor que o de outubro, ainda está muito acima dos níveis do ano anterior e representa de 30% a 40% de todas as entregas mensais para a China dos dois principais países produtores do metal.

 

O congestionamento reflete parte dos problemas da cadeia de suprimentos global que resultaram, por exemplo, em um número recorde de navios porta-contêineres à espera para atracar em portos da Califórnia.

 

Embora commodities a granel sejam menos afetadas do que contêineres que transportam brinquedos e geladeiras, protocolos da Covid-19 em portos chineses causaram congestionamento durante a pandemia, de acordo com Juan Carlos Guajardo, que comanda a consultoria Plusmining. Isso significa uma espera de cerca de 10 dias por navios que transportam o concentrado da América do Sul para ser usado por fundições de cobre chinesas.

 

Os atrasos no lado da oferta ajudam a explicar o aperto nos mercados de metais globais, mas também há uma leitura negativa. O acúmulo de commodities pode ser em parte devido à desaceleração da demanda chinesa, com fundições e fabricantes sob pressão para reduzir as emissões e o uso de energia.

 

Ainda assim, Daejin Lee, analista da IHS Markit, espera que os gargalos diminuam no final do ano, com menos chegadas de remessas de graneis sólidos durante o inverno. Atrasos nos carregamentos do Peru em meio a protestos no país também podem reduzir o congestionamento nos portos da China, ainda que temporariamente.

 


Mais lidas


  Na última sexta-feira (08) o Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (SOPESP) recebeu, na sua sede, o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Mario Povia.   Essa foi à primeira visita do secretário a entidade desde que assumiu a pasta, em maio deste ano, e […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais