Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Multilog assina contrato para operação do Porto Seco de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina

Fonte: SEGS (12 de novembro de 2021)

Solenidade acontece nesta quinta-feira, dia 11/11; a empresa será responsável pela operação do recinto para o processo de liberação de importações e exportações, resultando na facilitação dos procedimentos e no aumento do fluxo de cargas na fronteira com a Argentina.
 
A Multilog foi a vencedora do processo de licitação para construir e operar por 25 anos o novo Porto Seco de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste de Santa Catarina e divisa com a Argentina. O município é o único ponto de fronteira alfandegado do estado e o projeto irá possibilitar a expansão da estrutura e maior agilidade nos processos de liberação alfandegária de mercadorias.
 
A solenidade de assinatura do contrato de licitação acontece nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, às 15h30, no CTG Sinuelo da Fronteira. O evento terá a participação do governador de Santa Catarina, em exercício Mauro Nadal, do prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Gnoatto, autoridades da Receita Federal, o Diretor da Multilog, Ailtro Darugna, e demais representantes da empresa. A assinatura do contrato é a última fase da licitação entre a Multilog, a Superintendência da Receita Federal da 9ª Região Fiscal, o Governo do Estado de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira.
 
O novo Porto Seco deverá contar em sua primeira etapa com um armazém para movimentação e armazenagem de mercadorias, além de pátio para movimentação, estacionamento de veículos e área estimada de 70 mil m². Serão investidos R$ 64 milhões no período de 25 anos do contrato, com receita bruta estimada em R$ 240 milhões no mesmo período. Além disso, 30 novos empregos diretos e em torno de 200 indiretos serão gerados na primeira fase do projeto.
 
“O Porto Seco é uma demanda histórica do estado de Santa Catarina e trará um futuro promissor de desenvolvimento para a região. Estamos felizes de ter a Multilog como responsável pela condução do projeto, pois a empresa tem amplo know how na área do comércio exterior”, disse Mark Tollemache, Delegado da Alfândega da Receita Federal de Dionísio Cerqueira e Auditor Fiscal da Receita Federal.
 
Nos últimos 15 anos, Dionísio Cerqueira, que conecta Paraná – Santa Catarina – Argentina, registrou um fluxo médio de 406 mil toneladas anuais de mercadorias. Na importação, as frutas e vegetais responderam anualmente por cerca de 97 mil toneladas em média nos últimos cinco anos, enquanto carne e madeira foram os principais produtos exportados, totalizando cerca de 64 mil toneladas anuais.
 
“Estamos otimistas com a evolução do comércio exterior no Brasil, principalmente o estado de Santa Catarina, e com as projeções da nossa atuação no futuro. Já temos grande expertise em operação de Portos Secos de fronteiras, considerando que estamos à frente dos dois maiores da América Latina, localizados em Foz do Iguaçu e Uruguaiana. Temos certeza de que esta conquista é estratégica e trará muita competitividade e desenvolvimento para a região”, afirma Djalma Vilela, CEO da Multilog.
 
A Multilog será responsável por operar o recinto para liberação de importação e exportação de mercadorias na fronteira com a Argentina. O endereço do terminal aduaneiro será na BR 280, Linha Separação, em Dionísio Cerqueira (SC). O novo Porto Seco será consideravelmente maior, visando atender à crescente demanda do Mercosul, tendo um fluxo estimado de 20 mil veículos nos primeiros 12 meses de operação.
 
Saiba mais sobre a Multilog
A Multilog é um operador logístico com mais de 20 anos de mercado, possuindo forte presença no Sul e Sudeste. Possui estrutura e inteligência para desenvolver soluções completas e diversificadas para operações alfandegadas, centros de distribuição e transportes, além de possuir grande expertise nos segmentos químico, de saúde, bens de consumo, automotivo e industrial. A Multilog conta com 20 unidades de negócio, em quatro diferentes estados (São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), e 1,5 milhão de metros quadrados de área alfandegada. Ao todo, são mais de 1,5 mil colaboradores e premiações como Top Of Mind, Prêmio Sindusfarma de Qualidade, ISO 9001:2015, Certificação OEA, empresa brasileira de logística número um no ranking Great Place to Work (Melhores Empresas para Trabalhar) 2020, entre outras.