SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Navios de pequeno porte entram em cena para substituir grandes embarcações de contêineres

Navios de pequeno porte entram em cena para substituir grandes embarcações de contêineres


Fonte: Valor Econômico (5 de novembro de 2021 )
Foto: Leo Pinheiro/Valor

 

O boom no transporte marítimo de contêineres eleva a demanda por alguns dos menores navios de transporte de commodities do mundo.

 

Com as taxas de aluguel de caixas de aço de 6 metros em alta neste ano, afretadores buscam os menores navios para reduzir os custos. Com isso, produtos como aço, alumínio e grãos, que normalmente seriam enviados em contêineres, são transportados em pequenos navios graneleiros.

 

E, com essa mudança, os ganhos de alguns dos maiores graneleiros do mundo, os chamados capesizes, são agora menores do que embarcações minúsculas. Os navios capesize ganhavam cerca de US$ 27 mil por dia na quinta-feira, enquanto embarcações de tamanho reduzido faturavam US$ 32 mil diariamente.

 

“Estamos transportando cargas que saíram de contêineres”, disse Jan Rindbo, CEO da DS Norden, que tem uma frota dos chamados tanques handysize, de tamanho reduzido. “É uma tendência que observamos na maior parte deste ano, em que, relativamente falando, os tipos de navios menores superaram os capesizes.”

 

Rindbo disse que entre as cargas que sua empresa tem transportado estão grãos e lingotes de alumínio, que normalmente seriam enviados em contêineres, afirmou.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais