SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ibama inicia prevenção de acidentes ambientais em portos maranhenses

Ibama inicia prevenção de acidentes ambientais em portos maranhenses


Fonte: Portos e Navios (29 de outubro de 2021 )
Vistorias e atividades de monitoramento são realizadas em portos e áreas litorâneas do estado – Foto: Portos e Navios/Divulgação

 

Para evitar graves acidentes ambientais, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) iniciou, nesta semana, a operação Guarapirá que visa analisar planos de emergência ambiental de portos e monitorar áreas litorâneas atingidas por manchas de óleo no estado do Maranhão. A ação faz parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental e vai até sábado (30).

 

A primeira etapa da fiscalização ocorreu no Porto de Itaqui, em São Luís (MA), que em conjunto com o Terminal da Ponta da Madeira e o Porto da Alumar produz uma exportação bruta de mais de 30 milhões de toneladas por ano. No local, as equipes avaliaram a capacidade de resposta dos empreendimentos em caso de emergência ambiental, considerando riscos de ocorrência, grau de segurança e manuseio de produtos perigosos de forma segura.

 

Além disso, foram realizadas vistorias em toda a área do pátio e berços de atracação do porto. Diversos documentos e informações relacionados a licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos também fizeram parte das avaliações. Outra visita ocorreu na área destinada a produtos químicos, a fim de avaliar sua estrutura de contenção, equipamentos e kits ambientais. Após verificação, foi constatada capacidade positiva da base de prontidão ambiental.

 

A segunda etapa da operação prevê a continuidade do monitoramento das áreas atingidas por manchas de óleo de origem desconhecida, conforme ocorreu em 2019 e em locais de interesse nacional de competência federal, considerando o levantamento do local de destinação dos resíduos recolhidos pelos municípios na época do acidente.

 

Esta ação é realizada pela Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (Cgema) em conjunto com o Núcleo de Prevenção e Atendimento às Emergências Ambientais (Nupaem/MA).


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais