Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Governo de São Paulo assina acordos em Dubai e Abu Dhabi

Fonte: ANBA (29 de outubro de 2021)

Para atrair investimentos e ampliar exportações, o governador João Doria firmou acordos com a DMCC, o World Logistics Passport e o Abu Dhabi Global Market. A São Paulo Expo Week termina neste domingo (31) no pavilhão do Brasil na Expo 2020.


 
Dubai – O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (28), durante missão empresarial aos Emirados Árabes Unidos, a assinatura de três novos acordos entre a Investe São Paulo e o país árabe, com a Dubai Multi Commodities Centre (DMCC), o Passaporte Mundial de Logística ou World Logistics Passport (WLP) e o centro financeiro Abu Dhabi Global Market, para atrair investimentos e ampliar as exportações do estado. O acordo com a DMCC foi assinado no pavilhão do Brasil na Expo; o memorando de entendimento com o WLP foi firmado no pavilhão da DP World na exposição e o último ocorreu no emirado de Abu Dhabi. Todas as assinaturas contaram com a presença do governador João Doria (foto acima).
 
O MoU com o Passaporte Mundial de Logística foi assinado por Mahmood Al Bastaki, COO da DT World (Dubai Trade) e gerente geral do WLP, e Gustavo Junqueira, presidente da Investe SP. O documento estabelece que a Investe SP contribuirá para eliminar barreiras e identificar oportunidades para encorajar o fluxo mais rápido de oportunidades de negócios para comerciantes locais, gerando maior eficiência de custo e tempo. O passaporte logístico é uma espécie de programa de incentivos para as empresas exportadoras, facilitando o comércio e reduzindo barreiras burocráticas, com o objetivo de melhorar a competitividade e reduzir custos.
 
“Os laços comerciais entre o Brasil e as principais economias do mundo sempre foram fortes. Estamos satisfeitos com nossa colaboração com a Investe SP e confiantes de que ela nos ajudará a construir pontes e nos envolver com as partes interessadas certas para buscar parcerias frutíferas e de longo prazo”, disse Al Bastaki.
 
Além da Investe SP, o passaporte logístico já tem acordos com o Aeroporto Internacional de Viracopos, o terminal portuário da DP World Santos, a companhia aérea Azul e a Santos Port Authority, que se juntaram à iniciativa do país árabe com o objetivo de expandir as oportunidades comerciais entre os mercados emergentes e facilitar o acesso ao comércio no Oriente Médio, Ásia e África.
 
O Passaporte Mundial de Logística faz parte do grupo da DP World, que já tem atuação no estado de São Paulo e mostrou interesse em projetos como a concessão do Porto de São Sebastião e a implantação do trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, que devem ter editais publicados entre o final deste ano e o primeiro trimestre de 2022.
 
Outros acordos 
O DMCC é um órgão ligado ao governo de Dubai voltado ao fornecimento de infraestrutura física e financeira à importação de commodities no Oriente. Considerado o maior hub do setor do mundo, o DMCC firmou o compromisso de facilitar exportações paulistas de produtos como café, açúcar, suco de laranja, entre outros.
 
O Abu Dhabi Global Market é um centro financeiro internacional e zona franca na capital dos Emirados Árabes. O acordo  prevê ações para promover mercados e serviços financeiros no Brasil e apoio direto a empresas paulistas.
 
A Investe São Paulo é a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade. A missão a Dubai também resultou em 12 acordos privados entre empresas de São Paulo e representantes árabes, com previsão de R$ 1,1 bilhão em novos investimentos no estado.
 
A São Paulo Expo Week termina neste domingo (31) no pavilhão do Brasil na Expo. Na noite desta quinta-feira (29), houve shows de Fabiana Cozza e Wilson Simoninha, além de orquestra e dançarinos do estado, que totalizam 150 participações de artistas durante a semana paulista do pavilhão. A cada semana, o pavilhão brasileiro se renova e é palco de ações de diferentes partes do Brasil.