SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Programa Formare da Santos Brasil forma 15ª turma

Programa Formare da Santos Brasil forma 15ª turma


Fonte: Santaportal (28 de outubro de 2021 )
Foto: Santos Brasil / Divulgação

 

A 15ª Turma do Programa Formare Aprendiz da Santos Brasil, empresa referência em operações portuárias e logísticas, celebrou na última quinta-feira a conclusão das aulas no Tecon Santos com a presença dos formandos, executivos da empresa, educadores voluntários e convidados.

 

Incentivado pela Santos Brasil desde 2009, o Formare é um programa social de educação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social realizado em parceria com a Fundação Iochpe. Baseado numa prática pedagógica inovadora, sintonizada com as transformações do mundo e as demandas do mercado de trabalho, conta também com eixo do voluntariado corporativo. Na Companhia, cerca de 500 profissionais compartilharam seu tempo, talento e conhecimento para atuar na formação de jovens, ministrando aulas práticas e teóricas.

 

Segundo Béatrice de Toledo Dupuy, gerente de comunicação e sustentabilidade, o investimento nesta iniciativa está em sintonia com a diretriz da empresa em apoiar ações de inclusão social com ênfase em educação, buscando promoção da cidadania e desenvolvimento da sociedade. “A Santos Brasil é signatária do Pacto Global da ONU desde 2013 e está alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Social (ODS). Com o Formare ainda procuramos atender a uma necessidade de todo setor portuário por novos profissionais qualificados, facilitando a entrada destes jovens no mercado de trabalho”, diz.

 

Uma novidade para a turma recém-formada e que passa a integrar a grade curricular do Programa, é a formação Yellow Belt, que capacitou os aprendizes nas metodologias Lean e Six Sigma para aplicarem ferramentas analíticas a fim de promover a melhoria dos processos da empresa. Esse é um diferencial de transformação e que apoia os jovens no processo de empregabilidade.

 

O programa é reconhecido por garantir alto índice de contratações para seus alunos e promove a cidadania entre empresas e comunidades. Desde sua primeira edição, o projeto já formou 291 jovens e, destes, 106 foram contratados pela Companhia.

 

Números do Formare na Santos Brasil:

  • 291 jovens formados desde 2009.
  • 106 jovens contratados (+15% dos contratados foram promovidos nos primeiros dois anos).
  • Média salarial de jovens que cursaram o Programa Formare e posteriormente empregados é de 54,9% acima do salário mínimo nacional.
  • 64,5% dos ex-alunos seguiram nos estudos e/ou se matricularam em cursos técnicos e superiores.
  • 100 educadores voluntários envolvidos com o programa.
  • Nos últimos 12 anos, cerca de 500 funcionários engajaram-se no programa como educadores voluntários.

 

Sobre a Santos Brasil:
A Santos Brasil é referência em operações portuárias e logísticas. Foi criada há 23 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior e mais eficiente terminal de contêineres da América do Sul. Neste período, já investiu mais de R$ 5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos e tecnologia, contribuindo para o desenvolvimento do comércio exterior brasileiro.

 

Atua nacionalmente por meio dez terminais estrategicamente localizados – sendo três de contêineres (Tecon Santos em SP, Tecon Imbituba em SC e Tecon Vila do Conde no PA), um de veículos em Santos;(SP), três de carga geral (um em Imbituba e dois arrendamentos temporários em Santos, na margem direita do porto), e três de granéis líquidos recém arrematados em Itaqui (MA). Através da Santos Brasil Logística, que opera de maneira integrada aos terminais, oferece soluções completas do porto ao e-commerce aos seus mais de 9.400 clientes.

 

A Santos Brasil é listada no Novo Mercado da B3, o mais elevado padrão de governança corporativa; signatária do Pacto Global, da ONU, que mobiliza empresas para o avanço relacionado à sustentabilidade; e faz parte do índice SP/B3 ESG.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais