SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Saiba como greve nacional dos caminhoneiros afeta o Porto de Santos

Saiba como greve nacional dos caminhoneiros afeta o Porto de Santos


Fonte: Santaportal (25 de outubro de 2021 )
Foto: Santaportal/Divulgação

 

Apesar do auxílio de R$ 400 mensais oferecido pelo Governo Federal para ajudar no pagamento do óleo diesel, a categoria pretende seguir com a greve nacional. Em entrevista ao Santa Portal, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam) disse que a categoria não quer auxílio, mas redução no combustível.

 

“Além disso, queremos o piso mínimo de frete para que possamos trabalhar com dignidade”, desabafou Luciano Santos de Carvalho.

 

O Diretor de Assuntos Portuários no Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio Carvalho, explicou que grande parte da movimentação no Porto de Santos atualmente ocorreu sobre trilhos.

 

“O caminhão de longo curso, que traz o contêiner, não está associado ao Sindicam, então eu não enxergo que afetará o Porto. Até porque movimenta em navio encostado”, disse. 

 

Para ele, se a greve ocorrer, a autoridade portuária e os demais stakeholders entrarão com um interdito proibitório, um elemento jurídico que proíbe o sindicato de paralisar a atividade portuária. “Teoricamente, 30% dos caminhoneiros associados ao Sindicam precisariam continuar trabalhando, com penalidade de multa da justiça. Se ocorrer, a autoridade já deve ter tomado as medidas cabíveis. Com isso, não há como fechar a via ou impedir a operação”, destacou.

 

Sendo assim, para Tércio, a atividade portuária não está em risco devido a greve nacional.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais