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CDRJ visita o CADIM para implantação de VTMIS no Porto de Itaguaí


Fonte: CDRJ (20 de outubro de 2021 )
Foto: CDRJ

 

A Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, estuda a possibilidade de instalação de um radar e câmeras convencionais e térmicas no Centro de Avaliação da Ilha de Marambaia (CADIM), para o monitoramento do tráfego aquaviário na Baía de Sepetiba. O objetivo é atender às necessidades do projeto em andamento para implantação de um VTMIS (sigla inglesa para Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações) no Porto de Itaguaí.

 

Na última quarta-feira (13), o gestor de VTMIS da Autoridade Portuária, Marcelo Villas-Bôas, esteve no CADIM para um ‘site survey’ com representantes do Comando de Operações Navais (ComOpNav) e da Diretoria de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha (DCTIM). A visita às instalações da Marinha do Brasil (MB) visou analisar a infraestrutura existente e avaliar a viabilidade técnica de empregá-la no projeto do VTMIS, mediante instalação de um radar e câmeras ópticas e termais nesse local.

 

Villas-Bôas explicou que “no presente momento, a MB e a CDRJ estão em tratativas avançadas com vistas a incluir o Projeto do VTMIS de Itaguaí, por meio de um Termo Aditivo, ao Convênio firmado em dezembro de 2019 entre as Autoridades Marítima e Portuária do Rio de Janeiro com foco nos Portos do Rio de Janeiro e Niterói. Verificamos in loco, com as visitas ao CADIM e ao Farol de Castelhanos, que será possível estabelecer, em conjunto com os equipamentos que serão instalados no edifício sede da administração do Porto de Itaguaí, uma rede de monitoramento ativo do tráfego aquaviário na Baía de Sepetiba.

 

Saiba mais: O VTMIS é um auxílio eletrônico à navegação, que amplia a segurança da navegação e a proteção ao meio ambiente por meio da identificação, da monitoração e do planejamento da movimentação das embarcações, contribuindo para o aumento da eficiência do tráfego marítimo, com reflexo direto nas atividades operacionais dos portos, além do cumprimento de padrões marítimos internacionais.


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