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EMAP investe na modernização do sistema elétrico do Porto do Itaqui


Fonte: EMAP - Porto do Itaqui (19 de outubro de 2021 )
Foto: EMAP – Porto do Itaqui

 

Na última semana o Porto do Itaqui recebeu o primeiro de três eletrocentros adquiridos pela EMAP com recursos próprios. O investimento, na ordem de R$ 10 milhões, visa qualificar a recepção e distribuição de energia em todo o porto e assim garantir melhor qualidade e segurança para as operações e a ampliação das ações preventivas.

 

Segundo o presidente da EMAP, Ted Lago, o porto contará com três novas subestações localizadas na área operacional, onde atracam os navios.

 

“Esse aporte vem agregar tecnologia de última geração para a nossa infraestrutura portuária, apoiando o desenvolvimento atual e futuro do Porto do Itaqui, consolidado como um dos principais do país”, disse.

 

Também conhecidos como Power House, os eletrocentros são estruturas modulares e transportáveis que contém equipamentos necessários para uma melhor recepção e gerenciamento de energia em áreas industriais. São ideais para novos projetos ou adequação de plantas existentes, considerando suas excelentes características técnicas, custo-benefício e menor prazo de implantação.

 

Dentre as vantagens dessa aquisição está maior segurança operacional, uma vez que haverá menor risco de interrupções no fornecimento de energia para o Itaqui, redução nos custos de manutenção e maior qualidade da energia fornecida. Tudo isso traz um impacto positivo na produtividade das operações portuárias e oferece o suporte necessário a expansão das operações portuárias.

 

Essa iniciativa integra o plano de investimentos em infraestrutura do Porto do Itaqui, executado com recursos próprios da EMAP. Além da modernização das subestações, está em andamento a obra de recuperação estrutural dos berços, no valor de R$ 33 milhões, e a pavimentação das vias internas de toda a poligonal, no valor de R$ 27 milhões. Esses investimentos aumentam a confiança da iniciativa privada, que nos últimos anos investiu cerca de R$ 2 bilhões em terminais e equipamentos operados no Itaqui.


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