SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ecossistemas de negócios portuários brasileiro e suas concessões

Ecossistemas de negócios portuários brasileiro e suas concessões


Fonte: G1 (19 de outubro de 2021 )
Foto: Pixabay

 

Com o objetivo de ampliar a participação do Brasil no comércio internacional de importação e exportação, será realizado o Summit Portos 5.0. O evento irá abordar assuntos sobre o desenvolvimento do setor portuário.

 

Os importadores e exportadores exigem um serviço eficiente, ágil e com o menor custo possível, por esse motivo a inovação é a palavra-chave para esse setor.

 

Os atores públicos e privados têm exercido cada vez mais parcerias para atender a lógica de que a concorrência é a base dos mercados eficientes. Dessa forma, os resultados que são entregues à população estão cada vez melhores.

 

A participação do Brasil no comércio internacional ainda é pequena, o país representa cerca de 1,2% das exportações – 27º na posição global – e 1% das importações – 28º na posição global – de acordo com o relatório da Organização Mundial do Comércio (OMC). Entretanto, mesmo que pequena, essa participação mostra o grande potencial de crescimento que o Brasil possui.

 

Segundo o último Plano Nacional de Logística Portuária, publicado em 2019, o setor de cargas conteineirizadas movimentou no país, no ano de 2018, um total de 114,0 milhões de toneladas – 9,9 milhões de TEU. O governo espera que, até 2060, o crescimento dos fluxos de longo curso chegue a 142%, considerando importação e exportação.

 

O evento Summit Portos 5.0 se insere na transformação e multiplicação das parcerias firmadas entre o setor privado e público, somando ainda ao aumento das perspectivas de crescimento das exportações e importações, sendo a chave para a sustentabilidade do crescimento portuário nacional.

 

Os temas do evento Summit Portos 5.0 serão:

  • Tipos de concessões no Brasil e no mundo;
  • Funções e responsabilidades das agências e dos órgãos reguladores;
  • Economias de escala e níveis de competição;
  • Lógica de integração vertical na logística;
  • Os efeitos e a concentração na competição, acesso ao mercado, nível de serviços e preços;
  • Debate e recomendações gerais ao modelo brasileiro de concessões.

 

Serão também levantados assuntos em painéis e discussões de temas que impactam a estratégia brasileira portuária:

  • Estabilidade jurídica e segurança nos investimentos;
  • Redução de burocracia e regulação responsiva;
  • Arranjo produtivo e sincromodalismo;
  • Mercado competitivo portuário – Mercado relevante;
  • Palestra de encerramento (cadeia logística integrada).

 

O Summit Portos 5.0 será um evento presencial para convidados, porém, quem estiver interessado em participar de forma remota poderá se inscrever através do link para assistir a transmissão de forma online.

 

A cobertura do evento será realizada pelo Grupo Tribuna, juntamente com os portais de notícias ATribuna.com.br e G1 Santos, com o apoio das empresas APM Terminals e Terminal Investment Limited (TiL).

 

O apresentador e escritor do Grupo Tribuna Maxwell Rodrigues fala sobre os desafios de reunir grandes personalidades para realizar os debates sobre o tema.

 

‘’O desafio em reunir as principais personalidades para debater temas que vão contribuir com o desenvolvimento do setor portuário brasileiro é enorme. O Grupo Tribuna, com sua vasta experiência, irá promover o Summit 5.0, que irá trazer um pouco mais da nova agenda de integração logística do século XXI. Conectar as verticais e modais com segurança, estabilidade e atratividade dos investimentos irá demandar um grande esforço de todos os atores envolvidos’’, finaliza Rodrigues.

 

O evento Summit Portos 5.0 será no dia 21 de outubro, das 13h às 18h, no B Hotel, em Brasília – Asa Norte. Todas as medidas de segurança serão tomadas por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

Para quem quiser participar de forma remota é preciso apenas acessar ao link


Mais lidas


    A desestatização do Porto de Santos deve ser concluída até o fim de 2022, de acordo com o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários no Ministério da Infraestrutura, Diogo Piloni, durante o III Congresso de Direito Marítimo e Portuário. De acordo com ele, a consulta pública deve ser aberta até o fim […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais