SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   MAN Energy Solutions e DP World assinam acordo de cooperação para promover a descarbonização marítima

MAN Energy Solutions e DP World assinam acordo de cooperação para promover a descarbonização marítima


Fonte: Mundo Marítimo (14 de outubro de 2021 )
A previsão é de cinco anos, com possibilidade de prorrogação – Foto: Mundo Marítimo

 

A MAN Energy Solutions assinou um acordo de cooperação com a DP World, com o objetivo de avançarmos conjuntamente no campo da descarbonização marítima. O contrato tem duração prevista de cinco anos, com opção de prorrogação.

 

As áreas de interesse mútuo das duas empresas incluem infraestrutura de combustível verde, conversões preparadas para o futuro (GNL, metanol, amônia, etc.), acionamentos híbridos, P&D e treinamento em motores elétricos e pesquisa de suas respectivas pegadas globais para reduzir ainda mais o impacto ambiental da navegação marítima em termos de consumo de combustível e emissões.

 

Wayne Jones OBE, diretor de vendas, e Gaby Hanna, vice-presidente sênior e chefe da região do Oriente Médio e da África, atuaram como signatários da MAN Energy Solutions; enquanto Sultan Ahmed Bin Sulayem – Presidente e CEO do Grupo, assinou em nome da DP World.

 

“Para alcançar emissões líquidas zero, devemos reconhecer a importância de tomar medidas urgentes e imediatas para descarbonizar o transporte marítimo, e a maneira de fazer isso é identificando oportunidades de estabelecer parcerias com os principais participantes da indústria e governos para desenvolver soluções que nos permitam ser tangíveis resultados “. Disse o capitão Rado Antolovic, PhD, CEO da Drydocks World.

 

De sua parte, Jones disse: “Temos colaborado estreitamente com a DP World em muitos projetos ao longo dos anos e estamos muito satisfeitos em assinar este acordo formal. Na transição para um futuro neutro em carbono, pretendemos alcançar uma criação de valor sustentável enfrentando os desafios inerentes aos setores marítimo, energético e industrial. Em última análise, pretendemos desenvolver soluções pioneiras para os problemas colocados pela descarbonização e trabalharemos com parceiros selecionados para o conseguir. ”

 

Unifeeder

A MAN Energy Solutions já colaborou com o DP World Group em inúmeras ocasiões. A mais recente foi em setembro de 2021, quando o “ElbBLUE”, navio porta-contêineres operado pela Unifeeder – parte do DP World Group -, armazenou 20 toneladas de GNS (Gás Natural Sintético) verde em Brunsbüttel, na Alemanha. Pela primeira vez no transporte marítimo comercial, o combustível foi gerado a partir de energia 100% renovável usando a tecnologia power-to-X.

 

Anteriormente conhecido como “Wes Amelie”, o navio contêiner alimentador de 1.036 toneladas fez manchetes em 2017 quando seu motor principal MAN 8L48 / 60B foi adaptado para sua unidade de quatro tempos MAN 51 / 60DF para permitir a operação de combustível duplo. A primeira conversão desse tipo no mundo, demonstrou que os motores existentes poderiam ser convertidos para operação a GNL com um efeito tremendo nas emissões de escapamento e no meio ambiente.

 

A transição da energia marítima

A MAN Energy Solutions acredita que chegou o momento do que chama de “Transição Energética Marítima” para encontrar soluções limpas e descarbonizadas para o comércio e transporte marítimo. Essencialmente, é um apelo da empresa à ação para reduzir as emissões e estabelecer os combustíveis com carbono zero como os combustíveis preferidos no transporte marítimo global. Ela promove fortemente uma abordagem comum da indústria de transporte marítimo e uma política de investimento no desenvolvimento e adaptação de infraestrutura.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais