SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Operação Relíquia fiscaliza mais de 50 terminais e empresas no Porto de Santos 

Operação Relíquia fiscaliza mais de 50 terminais e empresas no Porto de Santos 


Fonte: A Tribuna (13 de outubro de 2021 )
Operação foi deflagrada no dia 27 de setembro e o encerramento aconteceu nesta sexta-feira – Foto: Divulgação/A Tribuna

 

Com objetivo de vistoriar o armazenamento, manuseio e o transporte de produtos perigosos no Porto de Santos, a Operação Relíquia 2021 foi encerrada nesta sexta-feira (8). Coordenada pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ação fiscalizou mais de 50 empreendimentos no Porto de Santos e Polo Industrial de Cubatão, que lidam com produtos perigosos e cargas abandonadas.

 

A operação foi deflagrada no dia 27 de setembro e o encerramento aconteceu nesta sexta-feira, quando o balanço e a avaliação das vistorias foram apresentados no Auditório da Presidência da Autoridade Portuária.

 

Coordenada pelo Ibama, a Operação Relíquia 2021 contou com participação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Polícia Militar Rodoviária, Receita Federal, Santos Port Authority (SPA) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp).

 

Segundo a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce, o resultado foi positivo. “O mais importante é que tornou-se uma Operação Nacional, acontecendo em quatro portos simultaneamente”, relata, referindo-se aos portos nos estados de Pernambuco (1), Bahia (2) e Ceará (1).

 

Ao todo, 140 veículos foram fiscalizados e 194 autos de infração elaborados. Além disso, a Anvisa realizou duas notificações, enquanto a SPA e a ANTAQ emitiram dois autos de infração.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais