SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Senado aprova prorrogação de incentivos fiscais a comércio, portos e aeroportos

Senado aprova prorrogação de incentivos fiscais a comércio, portos e aeroportos


Fonte: SBT News (8 de outubro de 2021 )
Projeto respalda benefícios concedidos por estados e Distrito Federal | Jefferson Rudy/Agência Senado

 

O Senado aprovou um Projeto de Lei Complementar (PLP) que prorroga por 15 anos benefícios fiscais concedidos por estados para setores do comércio. O projeto que tem origem na Câmara, foi aprovado pelos deputados no mês passado e, com o aval dos senadores, vai à sanção presidencial.

 

O projeto, aprovado nesta 4ª feira (5.out), prevê a prorrogação de benefícios no Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para empresas dos setores de comércio, em especial atacadistas e empresas que desenvolvem atividades portuárias e aeroportuárias. Também podem ser beneficiados comerciantes e transportadores interestaduais de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura.

 

O  texto, visando atrair empresas e estimular investimentos, prevê uma redução gradual dos benefícios prorrogados a partir dos últimos quatro dos 15 anos previstos. Apenas o setor de vendas de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura ficam fora dessa redução.

 

Sem aval do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o projeto dá respaldo aos benefícios concedidos pelos estados e pelo Distrito Federal, por meio de normas internas. A política estadual de promoção de renúncias fiscais para atrair investimentos é conhecido como “guerra fiscal”, em que as unidades da Federação competem entre si. Caso o projeto não seja convertido em lei, esses benefícios serão considerados ilegais a partir de dezembro de 2022.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais