Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Algodão: preços sobem no Brasil e rentabilidade supera soja

Fonte: Canal Rural (07 de outubro de 2021)

Sustentadas pela paridade de exportação, as cotações do algodão no mercado doméstico seguem em ascensão e já garantem margens de rentabilidade superiores às de soja e milho. A avaliação é do analista da Safras & Mercado, Élcio Bento.
 
Tomando como referência o estado do Mato Grosso, o preço de fechamento de hoje (pluma + caroço) cobriria o custo total de produção e garantiria uma rentabilidade de 57%, contra 43% da soja e 39% do milho. Ainda em relação aos preços, a atual volatilidade tem resultado num posicionamento retraído de ambas as pontas do mercado.
 
A indústria, ainda num ambiente de incertezas econômicas, tem se mostrado reticente em aceitar a abrupta alta do preço da matéria-prima. Os vendedores, por sua vez, olham para a paridade de exportação e, sabendo da redução de oferta interna, seguem pouco flexíveis em suas pedidas.
 
A indicação média no CIF do polo industrial paulista ficou em R$ 5,88/libra-peso, com elevação de 2,3% em relação ao dia anterior. No FOB exportação do porto de Santos/SP o produto brasileiro encerrou com alta de 2,2% em relação ao dia anterior, cotado a 105,44 cents de dólar por libra-peso (c/lb). Ante ao contrato de maior liquidez (dezembro/21) negociado na Ice Futures US, a pluma brasileira é cotada a um valor 5,1% inferior, contra 5,3% abaixo do fechamento anterior. Há uma semana e a um mês era 3,3% inferior e 9,5% superior, respectivamente.