SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Workshop do MInfra discute propostas para melhorar transporte hidroviário

Workshop do MInfra discute propostas para melhorar transporte hidroviário


Fonte: Ministério da Infraestrutura (5 de outubro de 2021 )

O ministro substituto da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ressaltou nesta segunda-feira (4) o principal desafio do Governo Federal relacionado ao transporte hidroviário: tornar os rios navegáveis em hidrovias efetivas. “Precisamos ter a garantia de transporte todo ano. Precisamos que os rio navegáveis se tornem efetivamente hidrovias”, afirmou Sampaio.

 

Segundo o ministro substituto, foi possível avançar em regulação e investimentos no transporte ferroviário, por exemplo, começando a tirar a predominância da matriz rodoviária no Brasil. Agora, o MInfra trabalha para o mesmo ocorrer com as hidrovias. “Estamos muito otimistas por ver a matriz de transportes se revolucionando e queremos ver o mesmo engajamento no setor hidroviário”, disse.

 

As declarações ocorreram durante workshop organizado pelo MInfra e pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para discutir panorama do setor hidroviário brasileiro. um dos principais objetivos do encontro é buscar alternativas que possibilitarão a navegabilidade eficiente e aumento da capacidade do transporte de cargas pelos rios navegáveis do Brasil.

 

HIDROVIAS – A hidrovia é uma via de navegação interior, com canal delimitado, sinalizado e com gabarito hidroviário mantido. O Brasil possui um sistema extenso de rios e lagos, dividido em 12 bacias hidrográficas e uma malha hidroviária de 42 mil quilômetros, compostos por 21 mil quilômetros de rios navegáveis e 15 mil quilômetros de trechos potencialmente navegáveis.

 

Segundo a Antaq, em 2019, foram transportadas 40,3 milhões de toneladas em todas as hidrovias brasileiras. Somente no Rio Tapajós, foram 10,9 milhões de toneladas (27%) e no Rio Madeira, 9 milhões de toneladas (22,4%), ou seja, quase 50% do volume total movimentado.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais