Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Rumo inaugura maior posto de abastecimento de trens em Araraquara (SP)

Fonte: Guia Marítimo (04 de outubro de 2021)

Inauguração do Centro de Abastecimento da Rumo (Foto: CBN)


 
A Rumo inaugurou nesta sexta-feira (1) três postos de abastecimentos de trens no Pátio de Tutóia, localizado no município de Araraquara (SP). Este é o maior investimento feito pela Rumo em infraestrutura ferroviária em São Paulo, reforçando a importância da ferrovia para o estado. Os postos, que fazem parte do maior complexo de abastecimento da Rumo, serão responsáveis por atender a operação de trens na Malha Paulista e na Operação Norte como um todo. A infraestrutura tem capacidade para realizar o atendimento simultâneo de até quatro trens ou 14 locomotivas, sem a necessidade de manobras, a infraestrutura tem um investimento estimado em R$ 140 milhões.
 

“A renovação da concessão da Malha Paulista nos garantiu investimentos que refletem agora em importantes obras e benefícios, como a que a Rumo entrega hoje, aqui, em Araraquara, com a inauguração de três postos de abastecimento de trens. Esta é uma importante rota de exportação. Esta inauguração favorece o escoamento da produção e resolve conflitos urbanos, gerando mais segurança ferroviária nas cidades cortadas pelo modal”, afirmou em discurso o vice-governador e presidente do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia.

 
O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, destaca a importância da infraestrutura para a cidade e toda a região próxima. “A inauguração dos novos postos de abastecimento do pátio de manobras materializa uma série de investimentos que têm sido feitos no setor ferroviário no estado de São Paulo e, também, a crença da Rumo na recuperação do transporte ferroviário em nível nacional. São R? 140 milhões investidos. Só as obras já foram importantes para a geração de empregos para as empresas de Araraquara e região e, claro, essa nova infraestrutura cria uma perspectiva extremamente otimista, já que, em breve, nós teremos também a estrutura da nova oficina de recuperação de locomotivas. Meus agradecimentos à Rumo por acreditar no transporte ferroviário, que faz parte da história e identidade do povo de Araraquara, e por acreditar na nossa cidade”, diz.
 
De acordo com o presidente da Rumo, Beto Abreu, a concessionária está inaugurando um novo marco em infraestrutura ferroviária no estado de São Paulo e representa a unificação do processo de abastecimento de trens vazios e carregados, tornando a operação mais eficiente no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP).
 

“Essa centralização em Tutoia e a remodelação do pátio ferroviário estão atrelados às ações ligadas ao novo trem de 120 vagões, contribuindo para a redução do transit time, redução na emissão de CO2 e redução no consumo de combustível, e para a redução do volume de composições circulando pelo centro do município de Araraquara”, explica.

 
O novo posto de abastecimento faz parte das contrapartidas previstas para o município do interior do estado no caderno de obrigações da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista. “Esse investimento no pátio de Tutóia representa um ganho de 144% na capacidade de armazenamento de diesel, trazendo mais previsibilidade para a operação. Além disso, estamos reduzindo cerca de 1h24 no transit time no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP), que atualmente é de 84 horas”, disse o presidente da concessionária.