Login
Associe-se
NOTÍCIAS

SOPESP participa de Audiência Pública para discutir sobre o modelo ferroviário da malha interna do Porto de Santos – FIPS

Fonte: SOPESP (28 de setembro de 2021)

Assista aqui a Audiência Pública


 
Nosso Diretor-Executivo, Ricardo Molitzas, participou nesta manhã (27) da Audiência Pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados sobre a FIPS – Ferrovia Interna do Porto de Santos.
 
De acordo com a SPA – Santos Port Authority, a FIPS movimenta hoje 45 milhões de toneladas, e conforme previsto no planejamento do PDZ – Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto de Santos, remete a uma expectativa de aumento de capacidade na movimentação de cargas de mais 80 milhões de toneladas, 49% a mais até 2040.
 
Para dar conta desse volume, a estimativa é de que sejam necessários aproximadamente R$ 2 bilhões em obras de expansão, como novos ramais, uma pera ferroviária na margem direita (Santos), um novo retropátio ferroviário na margem esquerda (Guarujá), além da eliminação dos cruzamentos em nível e construção de passarelas de pedestres no Porto Organizado.
 
Para Molitzas é um assunto muito importante e de grande destaque, pois são investimentos necessários que irão melhorar o transporte ferroviário e aumentar a participação do modal ferroviário no transporte de cargas.
 
Participaram também:
• Fábio Lavor, Diretor de Novas Outorgas de Políticas Regulatórias Portuárias da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), representando do Ministério da Infraestrutura;
• Eduardo Nery Machado Filho – Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ;
• Sérgio Aquino -Presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários – FENOP;
• Fernando Biral – Diretor-Presidente da Santos Port Authority (SPA);
• Jesualdo Conceição Da Silva – Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP);
• José Roberto Lourenço – Gerente Geral de Relações Institucionais e Outras Ferrovias da MRS Logística;
• Guilherme Penin – Diretor de Regulatório e Institucional da Rumo.