SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Los Angeles e Long Beach estourando nas costuras: já há 71 navios esperando para atracar

Los Angeles e Long Beach estourando nas costuras: já há 71 navios esperando para atracar


Fonte: Revista Cargo (24 de setembro de 2021 )
Foto: Revista Cargo

 

O caos logístico continua nos grandes portos de contêineres da costa oeste dos Estados Unidos. Na semana passada, foi contabilizada a soma sem precedentes de 71 navios esperando para atracar nos portos de Los Angeles e Long Beach, pulverizando totalmente o recorde anterior de quatro dezenas de navios porta-contêineres. A interrupção dos tempos de trânsito, fluxo de carga e atrasos na programação estão prestes a continuar.

 

O analista da indústria marítima e portuária Jon Monroe acredita que pode levar até duas semanas para que um determinado navio de contêiner seja processado nesses portos norte-americanos. “Você pode imaginar quanto combustível é queimado?” pergunta Jon Monroe, aludindo à natureza desastrosa desses engarrafamentos no meio ambiente. Mesmo que chegue ao porto, um navio enfrentará um processo de embarque mais longo.

 

“Se um pequeno navio (menos de 2.000 TEU) demorava dois dias e meio a descarregar e a sair de um terminal, agora pode demorar entre quatro a seis dias, em média”, explicou Jon Monroe, citado pelo portal ‘Mundo Marítimo ‘, uma vez que os problemas com a força de trabalho – prontamente disponível – começam a se tornar mais densos e a acentuar, ainda mais, o problema de congestionamento na entrada dos portos.

 

O constante descompasso entre a disponibilidade de berços (lotados) e o tempo de convocação das equipes (em número adequado para cada navio) tem piorado toda a situação, fazendo com que cada navio demore mais para ser processado. Além destes problemas, o setor ferroviário também tem se destacado, sendo igualmente afetado: os trens são insuficientes para o transporte de contêineres.

 

Deve-se lembrar que, como a Cargo Magazine já havia relatado, os portos de Los Angeles e Long Beach foram fustigados pelo congestionamento de navios, refletindo assim as interrupções logísticas e operacionais e assimetrias que têm pautado o funcionamento do comércio global neste período -pandêmico COVID-19.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais