SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   MSC investe em uma nova solução de eficiência para reduzir as emissões de sua frota

MSC investe em uma nova solução de eficiência para reduzir as emissões de sua frota


Fonte: Mundo Marítimo (23 de setembro de 2021 )
É o Sistema Silverstream que protege o casco do navio por meio de uma manta de bolhas – Foto: Mundo Marítimo

 

Para melhorar ainda mais a eficiência de sua frota, a MSC implantará uma solução de lubrificação de ar, chamada Silverstream System, em uma parte significativa de seus navios encomendados.

 

A tecnologia por trás desse sistema de lubrificação a ar permite que a empresa de transporte consiga economias significativas no consumo de bunker e nas emissões de CO2, ajudando o navio a se mover com mais suavidade na água.

 

O Silverstream System cria uma “manta” de bolhas de ar na superfície do casco do navio, reduzindo a resistência criada pelo casco ao deslizar pelo mar. Além de economizar energia e emissões, este sistema de lubrificação de ar também ajuda a minimizar ruídos, vibrações e incrustações.

 

Giuseppe Gargiulo, Diretor de Novas Construções da MSC em Sorrento, Itália, disse que “no quadro de nossos importantes esforços para continuar a melhorar nosso desempenho ambiental, buscamos continuamente novas soluções inovadoras que nos ajudem a melhorar a eficiência.”

 

Ele detalhou ainda que “a tecnologia de lubrificação de ar é uma das tecnologias comprovadas que podem ajudar os navios a economizar combustível e reduzir as perdas de energia. Com um design de casco adequado, a redução substancial nas emissões de carbono que pode oferecer. O sistema Silverstream se encaixa perfeitamente com nossa ambição de equipar nossa frota com as tecnologias mais recentes disponíveis, ajudando-nos a nos aproximarmos de um futuro livre de carbono. “

 

O Siverstream System pode levar a uma redução significativa de 1,6 milhão de toneladas de emissões de carbono ao longo do ciclo de vida dos navios. Além disso, a MSC pode ver uma economia estimada de custo de combustível de mais de € 257 milhões no mesmo período.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais