SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário

Exportadores do agro e governo discutem ‘apagão’ portuário


Fonte: Valor Econômico (23 de setembro de 2021 )

Exportadores do agronegócio e da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) reuniram-se com o governo federal hoje (22/9) em Brasília para debater soluções para os gargalos no comércio marítimo, que têm afetado a competitividade do setor.

 

O encontro foi com o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério da Economia, Gustavo Ene, e outros membros da Pasta. Conforme noticiou o Valor no fim de agosto, havia uma insatisfação dos exportadores com a falta de diálogo com o governo.

 

Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a reunião teve como objetivo sinalizar os impactos econômicos e sociais que os entraves logísticos têm causado ao país e “buscar soluções, em sinergia com o governo federal, para mitigar a crise emergencial e encontrar caminhos para os médio e longo prazos”.

 

O Cecafé reforçou os impactos do entrave logístico nas suas exportações. Entre maio e agosto, aproximadamente 3,5 milhões de sacas de café deixaram de ser embarcadas, o que impediu o ingresso de receita de cerca de US$ 500 milhões.

 

Além do Cecafé, participaram do encontro a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira das Indústrias de Pescado (Abipesca), o Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais