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COSCO compra participação no terminal de contêineres de Hamburgo para centro europeu


Fonte: The Marítime Executive (23 de setembro de 2021 )
COSCO estabelecerá um hub em Hamburgo com uma participação minoritária (COSCO)

 

A COSCO Shipping Ports, parte do grupo de transporte estatal da China, firmou uma aliança estratégica com a grande operadora de terminais de contêineres de Hamburgo, Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA). De acordo com os termos do acordo, a COSCO comprará uma participação minoritária no Terminal de Contêineres HHLA Tollerort, um dos três terminais operados pela HHLA, com a Tollerort se tornando o hub preferencial da COSCO para todas as suas operações marítimas europeias.

 

De acordo com os termos do acordo, a COSCO Shipping Ports irá adquirir uma participação minoritária de 35 por cento no Terminal de Contêineres Tollerort. É parte da estratégia da empresa chinesa de construir uma rede global de terminais, expandindo suas operações atuais, que incluem cinco terminais na China. Em 30 de junho de 2021, os Portos de Navegação da COSCO operavam e administravam 357 berços em 36 portos em todo o mundo, dos quais 210 eram para contêineres, com uma capacidade anual combinada de movimentação de 118 milhões de TEU.

 

Zhang Dayu, Diretor Administrativo da CSPL disse “O Terminal de Contêineres Tollerort em Hamburgo é a pedra angular da logística na Europa e tem excelentes perspectivas de desenvolvimento futuro. Estamos ansiosos para trabalhar junto com nosso parceiro HHLA para liberar o potencial existente e desenvolver ainda mais o terminal.”

 

A COSCO observou que o Porto de Hamburgo possui uma forte localização geográfica e abundantes instalações de coleta e distribuição na retaguarda, tornando-o um dos centros comerciais mais importantes da Europa à China. O terminal Tollerot tem quatro berços, incluindo a capacidade de lidar com os maiores navios de 20.000 TEU da COSCO e 14 guindastes de pórtico para contêineres. Ele também tem uma estação ferroviária com um total de cinco trilhos, proporcionando um forte acesso aos destinos do interior.

 

A HHLA espera que o acordo fortaleça o relacionamento com seu parceiro chinês, bem como a segurança do planejamento de longo prazo para o Terminal de Contêineres Tollerort e capacidade e emprego garantidos no Porto de Hamburgo. Com a participação minoritária da CSPL, os CTT passam a ser o ponto de transbordo preferencial da COSCO, onde se concentram os fluxos de carga.

 

Angela Titzrath, presidente do Conselho Executivo da HHLA, observou que o setor de navegação está passando por mudanças drásticas. A HHLA observou que trabalha com transportadores chineses há 40 anos e espera que, ao construir esse relacionamento, possa expandir as operações para melhorar a interconexão no negócio de logística entre a China e Hamburgo.

 

O porto de Hamburgo informou recentemente que começou a se recuperar principalmente durante o segundo trimestre de 2021 dos impactos da pandemia. Durante os primeiros seis meses do ano, o volume total de carga do porto cresceu 3,8%, para 63,5 milhões de toneladas. Eles relataram que a tendência também era nitidamente ascendente para o manuseio de contêineres em Hamburgo, com um aumento de 5,5% para 4,3 milhões de TEU no primeiro semestre do ano. À frente em mais de seis por cento, a movimentação de contêineres de exportação de 2,1 milhões de TEU cresceu mais rápido do que as importações, que subiram cinco por cento para 2,2 milhões de TEU. Segundo a HHLA, quase um terço dos contêineres movimentados em Hamburgo têm origem na China ou têm como destino o mercado chinês.


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