SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CISMAR recebe Gerente de Operações do Porto de Açu

CISMAR recebe Gerente de Operações do Porto de Açu


Fonte: Marinha do Brasil (22 de setembro de 2021 )
Comandante do CISMAR apresentou os sistemas de monitoramento
para o Gerente de Operações do Porto de Açu

 

O Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR) recebeu, no dia 14 de setembro, a visita do Gerente de Navegação do Porto de Açu, Capitão de Longo Curso Mário Rodrigues, que participou de uma apresentação sobre os diversos sistemas de informações utilizados pelo Centro.

 

Durante o encontro, o Comandante do CISMAR, Capitão de Mar e Guerra João Batista Barbosa, apresentou as atividades desenvolvidas pelo Centro, o histórico evolutivo de desenvolvimento dos diversos bancos e fontes de dados e, as soluções sistêmicas de monitoramento nacionais da Marinha, principalmente, do Sistema de Informações Sobre o Tráfego Marítimo (SISTRAM) e o Console de Imagens Táticas de Realidade Aumentada (CITRA).

 

A visita teve como objetivo incrementar o compartilhamento de informações, demonstrando as ferramentas tecnológicas de domínio nacional que podem contribuir com a Autoridade Portuária no incremento da segurança da navegação, promovendo ao mesmo tempo, a atividade marítima e permitindo novas perspectivas de investimento e otimização de recursos.

 

Para o Gerente de Navegação, a visita revelou a possibilidade de empregar um sistema nacional, customizável e que pode integrar sensores já existentes no Porto, como por exemplo, o Vessel Traffic System (VTS), em operação no Porto de Açu.


Mais lidas


Conheça um pouco sobre a trajetória e o trabalho exercido pelos advogados de nossas associadas - Vivian Carvalho, gerente jurídico e compliance da Brasil Terminal Portuário e Leandro Fernandes, gerente jurídico do Terminal 12A. Pelo SOPESP, nossa Relações Institucionais, Marcelli Mello e nossa Assessora Jurídica, Gislaine Heredia.

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais