SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos de Abu Dhabi devem construir primeiro terminal de cruzeiros na Jordânia

Portos de Abu Dhabi devem construir primeiro terminal de cruzeiros na Jordânia


Fonte: The Marítime Executive (20 de setembro de 2021 )
Foto: Orla de Aqaba (Are G Nilsen / CC BY SA 3.0)

 

O Abu Dhabi Ports Group (AD Ports) assinou um acordo para construir e operar um novo terminal de cruzeiros no Porto de Aqaba, na Jordânia.

 

Aqaba, localizada na cabeça do golfo do Mar Vermelho de mesmo nome, é o único porto marítimo da Jordânia. O novo terminal de cruzeiros da AD Ports será o primeiro do gênero no país.

 

“O terminal de cruzeiros servirá como uma porta de entrada no Porto de Aqaba que receberá os passageiros dos navios de cruzeiro que visitam o Mar Vermelho, além de servir como uma grande atração para os residentes de Aqaba”, disse a AD Ports em nota. 

 

O novo terminal fará parte do projeto de redesenvolvimento planejado de Marsa Zayed de longa duração em Aqaba. O grande projeto realocou as instalações portuárias industriais de Aqaba para um novo complexo na periferia sul da cidade, a fim de abrir espaço para um desenvolvimento urbano e multiuso à beira-mar.

 

Os navios de cruzeiro fazem escala no antigo cais de carga do porto principal de Aqaba há algum tempo, mas o novo terminal oferecerá melhores comodidades para os passageiros. Também será o primeiro terminal de cruzeiros do AD Ports Group construído fora dos Emirados Árabes Unidos.

 

Como parte do acordo, a AD Ports também criará um Sistema Comunitário de Portos (PCS) digital para coordenar a comunicação entre todos os operadores portuários de Aqaba, juntamente com as partes interessadas do governo, como a Comissão Marítima da Jordânia, a Autoridade da Zona Econômica Especial de Aqaba e a Aqaba Development Corporation.

 

A empresa espera que o novo terminal ajude a atrair passageiros de cruzeiros da bacia do Mediterrâneo e da Europa, que costumam visitar o porto para conhecer a área do Triângulo Dourado do país. “Estendendo-se da paisagem desértica de Wadi Rum até as praias de Aqaba e a antiga cidade de Petra, o Triângulo Dourado é considerado por muitos um dos principais destinos turísticos da Jordânia”, disse Hussein Alsafadi, CEO da Aqaba Development Corporação.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais