Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Exportações de rochas do Brasil cresceram 39%

Fonte: ANBA (20 de setembro de 2021)

Setor enfrenta problemas no escoamento de mercadorias por falta de espaço em navios e de contêineres, mas conseguiu aumentar envios internacionais nos oito primeiros meses do ano – Foto: Divulgação/Levantina


 
São Paulo – A indústria brasileira de rochas naturais aumentou em 39,3% as suas exportações nos oito primeiros meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, para US$ 831 milhões, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas). Em volume, as vendas internacionais somaram 1,56 milhão de toneladas.
 
O Centrorochas ressalta que o aumento ocorreu apesar do segmento estar sofrendo com a falta de espaço em navios e disponibilidade de contêineres desde o início do ano. De acordo com a instituição, os destaques na exportação foram blocos de mármores e similares, com crescimento de 78,8% no mesmo comparativo, e chapas e outras peças de mármores, com aumento de 51,42%. O maior destino internacional das rochas do setor é Estados Unidos.
 
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, informou que a entidade tem atuado em parceria com o Sindirochas junto aos atores envolvidos no processo de escoamento das exportações e autoridades públicas, na busca de soluções que possam reduzir os efeitos dos problemas nos embarques no curto prazo. “A expectativa é que essa situação seja contornada apenas em 2022, mas, apesar de todo cenário, os exportadores brasileiros têm sido resilientes e contribuído com o registro de ótimos números para o País”, disse Machado.