SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 9% na movimentação de contêineres (TEU’s)

Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes registra crescimento de 9% na movimentação de contêineres (TEU’s)


Fonte: Porto de Itajaí (20 de setembro de 2021 )
Destaque também quanto a movimentação em toneladas registrando 14% de aumento durante o mês de agosto.

 

O Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes encerrou o mês de agosto com o crescimento de 9% na movimentação de TEUs (unidade de medida de um container de 20 pés). Os números foram apresentados no relatório mensal de estatísticas da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária).

 

Foram movimentados 129.546 TEUs, sendo 10.866 TEUs a mais do que agosto de 2020, quando o Complexo registrou movimentação de 118.680 TEUs.

 

No indicativo de tonelagem a movimentação também foi positiva, com um crescimento de 14%. Em agosto de 2020 foram movimentadas 1.318.981 toneladas contra 1.506.777 toneladas do mesmo período do ano anterior.

 

Para o Superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga, os índices de crescimento ressaltados em agosto, comprovamque o Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes, é o 2º maior complexo na movimentação de cargas do Brasil:

 

“Os números demonstram que o modelo de gestão aplicado está dando certo, e que pode avançar muito mais. O crescimento do Complexo é constante, demonstra que nós temos um potencial ainda maior, mantendo mensalmente um crescimento gradual. Quanto mais cargas vierem neste momento, mais atrativo será para as empresas interessadas. Esse aumento justifica que o modelo realizado hoje, e que o modelo futuro será o modelo atual (Landlord), porém aprimorado, ele dará segurança logística acima de tudo, porque não é uma experiencia, é algo que já vem de vários anos, crescendo constantemente. A segurança logística é importante para garantir que os nossos usuários terão a infraestrutura adequada e moderna. Esse resultado demonstra que a parceria entre o público e o privado, que nós defendemos, ambos buscando constantemente a modernização e o aprimoramento, é o caminho onde a Autoridade Portuária juntamente com os terminais privados busca sempre mais cargas”, conclui Fábio.

 

No segmento de contêineres cheios de importação no Porto de Itajaí, durante o mês de agosto, houve uma movimentação de 12.855 TEU’s, elevando a movimentação anual para 134.380 toneladas, registrando um crescimento de 28% em relação ao ano anterior.

 

“O nosso Porto de Itajaí vem realizando todos os esforços por parte de nossos trabalhadores portuários, demostrando o quanto é necessário garantir a economia do nosso Estado e de nosso país, tornando-se motivo de orgulho e satisfação para nós iItajaienses a muito tempo. O compromisso dos trabalhadores portuários, e de todos os envolvidos, vem se comprovando todos os meses através de seu índice de desempenho, na movimentação de cargas, de contêineres e na movimentação de navios, desta forma continuamos nos destacando cada vez no mercado portuário de Santa Catarina e do Brasil”, afirmou o Prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

 

Em agosto, atracaram no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes 81 navios, sendo 28 na APM Terminals, 03 no TUP Braskarne, 01 na TEPORTI, e 01 no TUP Poly Terminais.

 

No Terminal da PORTONAVE, a movimentação registrada no mês de agosto somou 48 escalas elevando a movimentação acumulada do anopara 404 escalas, registrando-se um crescimento referente a 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

A movimentação total de cargas, registrada no terminal durante o mês de agosto, foi de 1.000.040 toneladas, e, ainda no mesmo mês, totalizou a movimentação de 86.244 TEU (s), representando 67% da movimentação total de cargas contêinerizadas no Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes.

 

O acumulado do ano no Complexo Portuário somou 730.920 TEU’s, representando um crescimento de 36% em relação ao mesmo período de 2020.

 

A movimentação de cargas contêinerizadas nos recintos da APMT e Cais Comercial durante o mês de agosto totalizaram 43.302 com 480.679 toneladas, elevando o acumulado do ano para 356.574 TEU’s com 4.131.986 toneladas, representando crescimento de 1% em relação a movimentação acumulada no ano anterior.

 

“Acredito que o efeito da falta de contêineres que está havendo ao redor do mundo, é responsável pelos atrasos de escalas em nível internacional, refletindo na queda de movimentações, visto que a reposição ainda não está estabilizada. No entanto, os números positivos permanecem em evidencia no segmento de cargas conteinerizadas nos recintos APM Terminals e Cais comercial. A expectativa é que até dezembro o Porto supere a o crescimento registrado nos últimos 12 meses, na movimentação de TEU’s”, próximo de alcançarmos a marca de 1.6 milhão de unidades, reforça Heder Cassiano Moritz, Diretor Geral de Operações Logísticas da Superintendência do Porto de Itajaí.

 

As exportações no Porto de Itajaí, representaram 56% no mês de agosto, e 44% nas importações.

 

As principais exportações registradas no Porto de Itajaí, durante o mês de agosto foram o frango congelado (12,3%), madeiras e derivados (43,0%), carnes (10,6%), mecânicos e eletrônicos (19,9%), alimentados em geral (25,6). As importações mais significativas ainda no mês de agosto foram os mecânicos e eletrônicos (61,0%), produtos químicos (85,7%), têxteis diversos (69,6), plásticos e borrachas (80,7%) e alimentos em geral (25,4%).

 

O Complexo teve participação de 57,4% na corrente de comércio catarinense e 3,8% na corrente de comércio brasileira.

 

Obs: O relatório completo de estatísticas referente ao mês de agosto de 2021 pode ser conferido no link abaixo:

http://www.portoitajai.com.br/novo/estatisticas/231/Estat%C3%ADstica%20de%20Agosto%20de%202021


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais