Login
Associe-se
NOTÍCIAS

China também vive risco de racionamento de energia (o que pode abalar recuperação econômica)

Fonte: Moneytimes (17 de setembro de 2021)

A segunda maior economia do mundo pode não ter carvão e gás natural suficientes – usados para aquecer residências e operar fábricas (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)


 
China corre o risco de enfrentar outro inverno de escassez de energia que poderia abalar a recuperação econômica do país em meio à escassez global que impulsiona os preços dos combustíveis.
 
A segunda maior economia do mundo pode não ter carvão e gás natural suficientes – usados para aquecer residências e operar fábricas – apesar das medidas no último ano para estocar combustível.
 
Ao mesmo tempo, rivais no norte da Ásia e na Europa competem por suprimentos cada vez mais limitados. A demanda por aquecimento aumentará quando as temperaturas caírem nos próximos meses no hemisfério norte, o que pode levar a um racionamento de energia semelhante ao observado no inverno passado e no verão.
 
Um déficit de energia e preços muito altos podem prejudicar indústrias chinesas, abalando ainda mais o frágil crescimento econômico depois que controles rigorosos para combater o coronavírus reduziram gastos e viagens dos consumidores.