SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Navios cargueiros é evolução da indústria de shipping, diz especialista

Navios cargueiros é evolução da indústria de shipping, diz especialista


Fonte: Santaportal (16 de setembro de 2021 )
Foto por: Divulgação/SPA

 

Os navios cargueiros Ro-Ro (Roll on-Roll off) são importantes para países como o Brasil, que têm produção automobilística grande. Levando isso em consideração, o diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, e o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da WW, Flávio Batista, debatem sobre o mercado e as principais vantagens no Porto & Negócios desta semana.

 

“Existem cargas que não podem ser colocadas em contêiner, porque ultrapassam dimensões. Nos navios cargueiros, é possível transportar cargas de projetos, veículos, partes que não podem ser encaixadas em navios contêineres. Há muita versatilidade”, definiu Tércio.

 

Segundo Batista, a maior parte das pessoas acredita que Ro-Ro é ‘tudo sobre rodas’, mas vai além disso. “É uma evolução da indústria de shipping que vai até o porta a porta. São três tipos de navios: PCC – Pure Car Carrier; PCTC – Pure Car & Truck Carrier, com deck ajustável; navios Ro-Ro, com capacidade menor de automóveis e com maior capacidade de cargas altas e pesadas, na área de construção e mineração. É possível suportar cargas de até 400 toneladas”, explicou.

 

Além disso, o vice-presidente da WW diz que a carga fica ainda mais protegida, já que não é preciso içar e o manuseio é menor. Conforme os testes, o índice de avaria é de menos de 1%.

 

Com essas vantagens, a expectativa de crescimento do mercado é alta. Tércio enfatiza que quem opta pelo Ro-Ro entende que há uma flexibilidade que não encontrará em outro lugar.

 

Para entender mais sobre o tema e previsão, assista ao Porto & Negócios, transmitido às quinta-feira, às 20h, pela Santa Cecília TV e simultaneamente pelo Facebook e Youtube do Santa Portal. A apresentação é de Natalie Nanini e os convidados da semana são o diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, e o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da WW, Flávio Batista.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais