Navios cargueiros é evolução da indústria de shipping, diz especialista

Os navios cargueiros Ro-Ro (Roll on-Roll off) são importantes para países como o Brasil, que têm produção automobilística grande. Levando isso em consideração, o diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, e o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da WW, Flávio Batista, debatem sobre o mercado e as principais vantagens no Porto & Negócios desta semana.
“Existem cargas que não podem ser colocadas em contêiner, porque ultrapassam dimensões. Nos navios cargueiros, é possível transportar cargas de projetos, veículos, partes que não podem ser encaixadas em navios contêineres. Há muita versatilidade”, definiu Tércio.
Segundo Batista, a maior parte das pessoas acredita que Ro-Ro é ‘tudo sobre rodas’, mas vai além disso. “É uma evolução da indústria de shipping que vai até o porta a porta. São três tipos de navios: PCC – Pure Car Carrier; PCTC – Pure Car & Truck Carrier, com deck ajustável; navios Ro-Ro, com capacidade menor de automóveis e com maior capacidade de cargas altas e pesadas, na área de construção e mineração. É possível suportar cargas de até 400 toneladas”, explicou.
Além disso, o vice-presidente da WW diz que a carga fica ainda mais protegida, já que não é preciso içar e o manuseio é menor. Conforme os testes, o índice de avaria é de menos de 1%.
Com essas vantagens, a expectativa de crescimento do mercado é alta. Tércio enfatiza que quem opta pelo Ro-Ro entende que há uma flexibilidade que não encontrará em outro lugar.
Para entender mais sobre o tema e previsão, assista ao Porto & Negócios, transmitido às quinta-feira, às 20h, pela Santa Cecília TV e simultaneamente pelo Facebook e Youtube do Santa Portal. A apresentação é de Natalie Nanini e os convidados da semana são o diretor de Assuntos Portuários do Sistema Santa Cecília de Comunicação, Casemiro Tércio, e o vice-presidente sênior de Desenvolvimento de Negócios da WW, Flávio Batista.
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