SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Ferramenta monitora e divulga dados sobre acidentes de trabalho

Ferramenta monitora e divulga dados sobre acidentes de trabalho


Fonte: Agência Brasil (16 de setembro de 2021 )
Imagem: https://sit.trabalho.gov.br/radar/

 

Agora, pelo portal Radar SIT, qualquer pessoa interessada pode pesquisar o número de acidentes de trabalho nos últimos sete anos, a atividade econômica com maior incidência, a distribuição geográfica de acidentes e trabalhadores, o perfil acidentário e as ocupações.

 

Em 2019, por exemplo, a atividade econômica que liderou em número de acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias foi a indústria de transformação, com 16.423.

 

Ao todo, naquele ano, foram registrados mais de 639 mil acidentes.  São Paulo liderou com mais de 220 mil acidentes. Depois veio Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No total, foram 2.146 mortes de trabalhadores. Os dados gerais do ano passado ainda não foram consolidados.

 

Durante o lançamento da ferramenta, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rômulo Machado, destacou que os dados podem ajudar na construção de estratégias de prevenção de acidentes.

 

Martin Hahn, diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, lembrou dos impactos da pandemia no mundo do trabalho e falou sobre a importância de um ambiente de segurança e saúde ocupacional bem estruturado.

 

O lançamento do painel sobre acidentes de trabalho e o adoecimento ocupacional faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho deste ano.

 

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o instrumento também vai favorecer o trabalho de fiscalização de auditores do trabalho de todo o país. O endereço do site é: sit.trabalho.gov.br/radar.


Mais lidas


Trabalhar no Porto de Santos é o sonho de muitos estudantes e profissionais. Oportunidades não faltam! Afinal, são várias empresas que atuam nos quase 8 milhões de m² do maior porto da América Latina.   Com toda essa estrutura, logística e evolução tecnológica, as empresas vêm exigindo cada vez mais profissionais altamente qualificados e capacitados. […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais