Login
Associe-se
NOTÍCIAS

Ferramenta monitora e divulga dados sobre acidentes de trabalho

Fonte: Agência Brasil (16 de setembro de 2021)

Imagem: https://sit.trabalho.gov.br/radar/


 
Agora, pelo portal Radar SIT, qualquer pessoa interessada pode pesquisar o número de acidentes de trabalho nos últimos sete anos, a atividade econômica com maior incidência, a distribuição geográfica de acidentes e trabalhadores, o perfil acidentário e as ocupações.
 
Em 2019, por exemplo, a atividade econômica que liderou em número de acidentes de trabalho com afastamento superior a 15 dias foi a indústria de transformação, com 16.423.
 
Ao todo, naquele ano, foram registrados mais de 639 mil acidentes.  São Paulo liderou com mais de 220 mil acidentes. Depois veio Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No total, foram 2.146 mortes de trabalhadores. Os dados gerais do ano passado ainda não foram consolidados.
 
Durante o lançamento da ferramenta, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Rômulo Machado, destacou que os dados podem ajudar na construção de estratégias de prevenção de acidentes.
 
Martin Hahn, diretor do escritório da Organização Internacional do Trabalho no Brasil, lembrou dos impactos da pandemia no mundo do trabalho e falou sobre a importância de um ambiente de segurança e saúde ocupacional bem estruturado.
 
O lançamento do painel sobre acidentes de trabalho e o adoecimento ocupacional faz parte da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho deste ano.
 
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, o instrumento também vai favorecer o trabalho de fiscalização de auditores do trabalho de todo o país. O endereço do site é: sit.trabalho.gov.br/radar.