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É lançado o primeiro navio para o transporte de etano grande (VLEC) em Jiangnan, China

Fonte: Mundo Marítimo (15 de setembro de 2021)

O “Pacific Ineos Belstaff” de 99.000 cbm foi certificado pelo ABS – Foto: Mundo Marítimo


 
O primeiro tipo B Very Large Ethane Carrier (VLEC) da IMO, o “Pacific Ineos Belstaff”, foi lançado nos estaleiros de Jiangnan. A embarcação com certificação ABS é a primeira de um pedido de quatro dos maiores VLECs já colocados em serviço no mundo. O navio bicombustível de 99.000 metros cúbicos foi projetado para o transporte de etano de longa distância, mas também pode lidar com outras cargas, como GLP e etileno.
 
Como é tradição, a Jiangnan sempre dá um apelido aos vasos recém fabricados e no caso deste novo VLEC o nome escolhido foi “Bluebonnet”, a flor do estado do Texas, onde a ABS está sediada. Isso reflete o profundo compromisso entre os engenheiros da Jiangnan e da ABS, inicialmente durante a fase de conceito, que resultou na aprovação do ABS em princípio em setembro de 2019, com a subsequente aprovação do projeto e supervisão da construção.
 
“O lançamento desta embarcação é um marco importante no desenvolvimento da indústria. É significativo não só pela sua escala, mas pela flexibilidade que oferece aos operadores para se adaptarem a um mercado global em evolução. Como líder mundial no setor de gás petroleiros, estamos orgulhosos de poder usar nossa vasta experiência para apoiar a entrega deste projeto “, disse Sean Bond, diretor de ABS da Global Gas Development.
 
“É um passo gigantesco de um sonho para a realidade. O primeiro comissionamento do VLEC não é apenas um marco importante na construção, mas também um marco na demonstração da viabilidade técnica de nosso sistema de contenção Tipo B.” BrilliancE “, autodesenvolvido . Agradecemos sinceramente o grande apoio do armador e da ABS. Acredito que a Jiangnan adquiriu a confiança para gerenciar com segurança a construção dos seguintes tanques tipo B, e esse conhecimento acumulado também pode ser transferido para os próximos tanques de GNL tipo B, ” disse Keyi Hu, chefe de tecnologia corporativa da Jiangnan Shipyard (Group) Co.