SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   CEO da Maersk sugere proibição de navios movidos a combustíveis fosseis até 2035

CEO da Maersk sugere proibição de navios movidos a combustíveis fosseis até 2035


Fonte: Informativo dos Portos (14 de setembro de 2021 )
Foto: Informativo dos Portos

 

O CEO da Maersk, Søren Skou, apelou por meio do Linkedin, na sexta-feira (10), a eliminação de todos os navios movidos a combustíveis fósseis até meados da próxima década. A mensagem foi dirigida aos reguladores marítimos.

 

A Maersk é a maior empresa de contêineres do mundo e encomendou, nos últimos meses, os primeiros porta-contêineres movidos a metanol verde do mundo, com combustível duplo. Em dezembro de 2018, a empresa apareceu como a primeira grande empresa de navegação a se comprometer a ser neutra em carbono até 2050.

 

Skou sugeriu que tanto um imposto global sobre o carbono quanto uma data final para navios movidos a combustíveis fósseis enviariam um forte sinal ao ecossistema de navegação, incluindo estaleiros e produtores de combustível. Ele é a favor de um imposto sobre o carbono de até US$ 450 por tonelada de combustível.

 

O executivo sugeriu que os embarques deveriam seguir o caminho traçado para o setor automotivo na Europa. A Comissão Europeia propõe o fim da produção de carros com motor de combustão em 2035. “A Organização Marítima Internacional deve fazer o mesmo para navios movidos a combustíveis fósseis”, escreveu Skou na rede social.


Mais lidas


Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador.   Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]

Leia Mais