SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Videoconferência discute processo de desestatização do Porto de Itajaí

Videoconferência discute processo de desestatização do Porto de Itajaí


Fonte: Porto de Itajaí (13 de setembro de 2021 )
Foto: Luciano Sens – Secretário Geral de Comunicação Social do Porto de Itajaí

 

Nesta tarde de sexta-feira (10), ocorreu uma importante Videoconferência, para discutir os avanços relacionados ao processo de Desestatização do Porto de Itajaí, devido à proximidade do termino de Convênio de Delegação do porto ao município.

 

O encontro foi organizado e motivado pelo Assessor de Gabinete, Airlon Da Silva Jaques, que, na oportunidade esteve representando o Secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, e o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

 

Estavam presentes na reunião, o Prefeito de Itajaí Volnei Morastoni, o Superintendente do Porto de Itajaí, Fabio da Veiga, o Diretor Geral de Operações Logísticas, Heder Cassiano Moritz,o Presidente da Intersindical Laboral e do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, o Presidente doSindicato dos Conferentes, Marcio Aurélio Guapiano,o Presidente do Sindicato dos Vigias Portuários de Itajaí,Jorge Roberto Duarte Maia, oPresidente do Sindicato dos Consertadores, Cargas e Descargas do Porto de Itajaí, Henrique José Ternes, o Presidente do Sindicato dos Estivadores de Itajaí, Saul Airoso da Silva, todos representando osTPA’s (classe dos Trabalhadores Portuários Avulsos).

 

O encontro contou ainda com a participação do Diretor do Departamento de Novas e Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias, Fábio Lavor Teixeira.

 

O propósito da reunião está voltado para a manutenção da Autoridade Portuária Pública Municipal, em pauta a elaboração de uma contraproposta a ser enviada ao Governo Federal, para que a Autoridade Portuária continue a manter este modelo de gestão, responsável pelo sucesso no terminal portuário.

 

FÓRUM DE DEFESA DA AUTORIDADE PORTUÁRIA:

Na próxima terça-feira, 14, acontecerá no Auditório da Superintendência do Porto de Itajaí, uma nova Reunião de Trabalho, e na oportunidade, estarão presentes todos os membros titulares ou de seus representantes de Órgãos da Administração Pública, Sociedade Civil Organizada (Entidades), do Terceiro Setor e Setor Produtivo, Classe dos Trabalhadores Portuários, etc.

 

Com base em todos os esclarecimentos, que até o momento já foram levados ao público, este encontro objetiva o agrupamento de novas informações associadas ao processo de Convênio de Delegação 08/1997, tendo como objetivo geral, o Poder Concedente de deferir a prorrogação do prazo de vigência por mais 25 anos, para vigorar até 1º/01/2048.

 

A proposta realizada pelo Fórum nos últimos encontros, propõem que as reuniões ocorram semanalmente no auditório da Superintendência, podendo haver flexibilidade a possíveis encontros presenciais, e através de plataformas online.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais