SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Calais revela expansão muito esperada

Porto de Calais revela expansão muito esperada


Fonte: The Marítime Executive (13 de setembro de 2021 )
Autoridades francesas comemoram a inauguração da expansão do novo porto (Porto de Calais)

 

O Porto de Calais inaugurou uma nova extensão que está em construção desde 2015. O porto remodelado inclui um dique de duas milhas, 220 acres de área de atracação adicional, três novos berços de ferry e novos edifícios para operações e recepção de clientes portuários.

 

A nova extensão do porto começará a operar em 4 de outubro e deverá dobrar a capacidade anterior de visitantes que vinham de Dover, no Reino Unido. Em média, Calais recebe 10 milhões de passageiros todos os anos, além de suas extensas operações de frete.

 

O projeto é um dos maiores projetos de construção marítima europeus recentes, com um preço total de mais de US $ 1 bilhão. Durante a cerimônia de inauguração, o novo embaixador britânico na França, Menna Rawlings compareceu, tweetando posteriormente que “o porto deve melhorar a fluidez para caminhões e viajantes”.

 

Como porta de entrada para passageiros em trânsito do Reino Unido para a França, a nova extensão também incorpora uma loja duty free de 10.000 pés quadrados. A venda de produtos isentos de impostos na rota cross-channel foi retomada graças ao Brexit: a União Europeia aboliu as vendas internas de commodities isentas de impostos em 1999, mas como a Grã-Bretanha não faz mais parte da UE, os viajantes britânicos agora podem comprar essas mercadorias em lojas especializadas em portos ou aeroportos.

 

No entanto, a expansão não se trata apenas de passageiros. Ele também foi projetado para aumentar o tráfego de carga, acomodando balsas maiores. DFDS, um dos provedores de serviço de balsa em Calais, já introduziu um novo serviço de frete para frete não acompanhado. A companhia de balsas em breve começará a operar 34 travessias diárias para Dover, ante as 15 atuais.

 

A rota cruzada Calais-Dover foi uma das mais afetadas desde o início do Brexit, e os desafios das novas regras alfandegárias foram exacerbados pela pandemia COVID-19. Em 2020, o tráfego de passageiros diminuiu 61 por cento e o tráfego de carga caiu 8 por cento.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais