SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Compra extra de reserva de energia é aprovada por comitê do governo

Compra extra de reserva de energia é aprovada por comitê do governo


Fonte: Agência Brasil (10 de setembro de 2021 )
Medida busca enfrentar atual situação de escassez hídrica © CNA/ Wenderson Araujo/Trilux

 

Com a previsão de poucas chuvas para os próximos meses, o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, informou nesta quinta-feira (09), em reunião do comitê para gestão da crise hídrica, que o cenário do país ainda é de atenção.

 

A atualização das previsões climáticas foi analisada em conjunto com as perspectivas de atendimento do ONS, Operador Nacional do Sistema Elétrico.

 

O Comitê, oficialmente chamado de Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética, é composto por seis ministérios e presidido pelo de Minas e Energia.

 

O colegiado aprovou a realização de procedimento competitivo simplificado para contratação de novos recursos energéticos. A medida vale para os subsistemas Sudeste/Centro-Oeste e Sul, com suprimento a ser iniciado em 2022 até 2025.

 

Segundo informe do Ministério de Minas e Energia, esta é uma medida complementar a diversas outras ações que vem sendo adotadas desde outubro do ano passado, para garantir a continuidade e segurança do fornecimento de energia no país e para o enfrentamento da atual situação de escassez hídrica. O Brasil vive a pior seca dos últimos 91 anos.

 

Nesta quinta-feira (09), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, prorrogou por 60 dias a Medida Provisória que criou o comitê para gestão da crise hídrica.

 

A medida, editada em junho deste ano, pelo presidente Jair Bolsonaro, perderia a validade nesta semana. O texto ainda aguarda deliberação na Câmara dos Deputados e precisa passar por votação no Senado.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais