SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Portos de Abu Dhabi e CMA CGM Group assinam contrato de concessão de 35 anos histórico

Portos de Abu Dhabi e CMA CGM Group assinam contrato de concessão de 35 anos histórico


Fonte: CMA CGM (9 de setembro de 2021 )
Foto: CMA-CGM

 

Os Portos de Abu Dhabi, o principal facilitador de logística, indústria e comércio da região, e o CMA CGM Group, com sede na França, líder mundial em transporte e logística, anunciaram hoje a assinatura de um contrato de 35 anos contrato de concessão.

 

Pelos termos do acordo, um novo terminal será estabelecido no Porto de Khalifa, o primeiro porto de contêineres semiautomatizado na região do GCC, que será administrado por uma joint venture pertencente à subsidiária da CMA CGM Terminals (com uma participação de 70 por cento ) e Portos de Abu Dhabi (participação de 30%). Os parceiros deverão comprometer aproximadamente AED 570 milhões (USD 154 milhões) para o projeto.

 

Um terminal de última geração para acompanhar o crescimento do Porto Khalifa

Com construção iniciada em 2021, o novo terminal está previsto para ser entregue em 2024 com, na fase 1, um cais inicial de 800 metros e uma capacidade anual estimada de 1,8 milhões de TEUs. Os Portos de Abu Dhabi serão responsáveis pelo desenvolvimento de uma ampla variedade de obras e infraestrutura marítima de apoio. Isso inclui um total de 1.200 metros de parede de cais, um quebra-mar de 3.800 metros, plataforma ferroviária totalmente construída e 700.000 m² de pátio do terminal.

 

O terminal proporcionará à CMA CGM um novo hub regional e permitirá ao Grupo desenvolver sua oferta de serviços entre Abu Dhabi e o Sul da Ásia, Ásia Ocidental, África Oriental, Europa e Mediterrâneo, bem como o Oriente Médio e o Subcontinente Indiano.

 

Com este grande investimento, o CMA CGM Group segue em frente com sua estratégia de expansão global como uma operadora de terminal líder. O Grupo opera atualmente 49 terminais portuários em 27 países por meio de suas subsidiárias CMA Terminals e Terminal Link.

 

Porto Khalifa, um hub para três das quatro principais companhias marítimas do mundo.

O CMA CGM Group é a terceira das quatro principais entidades de transporte do mundo a unir forças com o facilitador líder de comércio, logística e indústria de Abu Dhabi. O acordo confirma a posição do Porto Khalifa como um dos poucos portos importantes do mundo, fornecendo hubs para três das principais companhias marítimas do mundo, além de servir como uma parte instrumental do comércio marítimo global que conecta os mercados de leste a oeste.

 

CMA CGM, um parceiro comprometido com a economia dos Emirados Árabes Unidos

A localização geográfica central dos Emirados Árabes Unidos e de Abu Dhabi, no centro das rotas de comércio internacional, permite ao Grupo CMA CGM implementar planos de desenvolvimento estratégico, fortalecendo sua posição no Golfo e fornecendo os melhores serviços para atender às necessidades de seus clientes.

 

Presente nos Emirados Árabes Unidos há 15 anos, o Grupo CMA CGM emprega cerca de 450 pessoas em 10 escritórios para oferecer aos clientes as melhores soluções de serviços marítimos e logísticos. O Grupo conecta os Emirados Árabes Unidos ao mundo com 13 serviços semanais para 9 portas.

 

Rodolphe Saadé, Presidente e CEO do CMA CGM Group , disse: “O ambicioso projeto que estamos lançando hoje em Abu Dhabi é um marco importante na estratégia de desenvolvimento da CMA CGM na região.

 

Este terminal de última geração contribuirá para melhorar a posição do Porto Khalifa como um hub global líder e para impulsionar a economia da região, acelerando os fluxos de comércio dentro e fora de Abu Dhabi.

 

Também permitirá que nosso Grupo expanda sua rede de transporte e logística na região, onde vemos um grande potencial de crescimento. ”

 

HE Falah Mohammed Al Ahbabi, Presidente dos Portos de Abu Dhabi, Portos de Abu Dhabi , disse: “Um dos principais fatores que contribuíram muito para o crescimento econômico de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos foi nosso ambiente econômico estável, propício para o investimento estrangeiro . Juntamente com a zona franca competitiva e iniciativas de engajamento de negócios que ajudam empresas estrangeiras a estabelecer uma presença no país com facilidade, os Emirados Árabes Unidos se tornaram um destino de investimento importante entre muitos dos principais participantes do mundo que buscam estender seu alcance no Oriente Médio.

 

“O acordo histórico de hoje com o CMA CGM Group é um excelente exemplo desses esforços contínuos e que irá acelerar significativamente o comércio e o desenvolvimento da indústria nos Emirados Árabes Unidos e além.”

 

“Além de impulsionar o aumento dos volumes de comércio por meio de nosso porto e elevar o desenvolvimento econômico dos Emirados Árabes Unidos, esperamos que a capacidade da instalação e ligações comerciais adicionais com outros destinos portuários de alto perfil levem a investimentos em negócios locais e em nossas zonas industriais, acelerando o desenvolvimento de setores-chave, incluindo manufatura e logística, e aumentar a demanda por mão de obra ”.

 

“Este acordo nos ajudará a realizar nossas ambições de longo prazo de nos tornarmos um dos 10 principais operadores portuários, industriais e logísticos, expandindo nossa capacidade e crescimento em toda a região e além. Ao todo, projetamos que nos próximos cinco anos a joint venture CMA Terminals impulsionará o desenvolvimento da Zona Industrial Khalifa de Abu Dhabi (KIZAD), ao mesmo tempo em que contribui significativamente para o PIB nacional. ””

 

O capitão Mohamed Juma Al Shamisi, CEO do Grupo, Portos de Abu Dhabi, disse: “A adição de um novo terminal de contêineres no Porto de Khalifa, que será administrado por uma joint venture formada em colaboração com a CMA Terminals, abre um novo capítulo nos esforços de nossa organização para se tornar um facilitador chave do comércio global e elevar a posição de Abu Dhabi como um centro regional e internacional para o comércio marítimo.

 

“Com a adição de outra empresa do grupo de transporte marítimo líder mundial, o Porto Khalifa tornará o porto de Khalifa um hub para três das quatro principais empresas de transporte do mundo. Esta adição cria oportunidades para abrir rotas comerciais para novos mercados na Europa, África, Ásia Ocidental e Sul da Ásia. Em casa, esperamos a presença do terminal de linha de navegação, que se conectará diretamente ao próximo terminal ferroviário do Porto de Khalifa e utilizará seus serviços, para acelerar os fluxos de comércio que entram e saem dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo que encoraja os clientes do Grupo CMA CGM a considerarem o estabelecimento uma presença em Abu Dhabi. ”

 

Sobre os portos de Abu Dhabi:

Estabelecidos em 2006, os Portos de Abu Dhabi hoje servem como o principal facilitador de logística, indústria e comércio da região, bem como uma ponte que liga Abu Dhabi ao mundo. Parte da ADQ, uma das maiores holdings da região com um amplo portfólio de grandes empresas abrangendo setores-chave da economia diversificada de Abu Dhabi, a abordagem de negócios verticalmente integrada dos Portos de Abu Dhabi provou ser fundamental para impulsionar o desenvolvimento econômico do emirado na última década.

 

Operando vários clusters que abrangem Portos, Cidades Industriais e Zona Franca, Marítima, Logística e Digital, o portfólio de Portos de Abu Dhabi compreende 11 portos e terminais nos Emirados Árabes Unidos e na Guiné, e mais de 550 quilômetros quadrados de zonas industriais dentro da Zona Industrial de Khalifa em Abu Dhabi (KIZAD) e ZonesCorp, o maior grupo integrado de comércio, logística e negócios industriais do Oriente Médio.

 

Para obter mais informações, visite: adports.ae


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais