SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Eldorado Brasil – Tecnologia e valorização das pessoas para produzir com excelência

Eldorado Brasil – Tecnologia e valorização das pessoas para produzir com excelência


Fonte: Eldorado Brasil (9 de setembro de 2021 )
Foto: Eldorado Brasil

Desde que demos a partida na operação da planta de celulose da Eldorado Brasil, em novembro de 2012, até hoje, já foram produzidas mais de 14 milhões de toneladas. Um feito de destaque em um mercado de consumo global, afinal para uma planta de capacidade instalada de 1,5 milhão de toneladas por ano, produzir 14 milhões em oito anos e meio significa uma produção adicional de 1,250 milhão de toneladas, quase um ano todo de produção extra.

 

O alto nível da nossa performance tem como base um modelo de gestão simplificado, com investimento contínuo em inovação e em novas tecnologias que aumentam a eficiência, uma gestão de ativos eficaz e uma política de incentivos criados para melhorar o desempenho dos nossos colaboradores em todas as fases da operação.

 

O time da Eldorado Brasil é altamente capacitado, composto por experientes profissionais com muitos anos de mercado e novos talentos desenvolvidos pela empresa, em treinamentos constantes e imersão aos valores organizacionais, como a “Atitude de Dono”.

 

É fundamental valorizar a experiência de quem está na ponta. Com a motivação em alta, esses colaboradores enxergam aprimoramentos nos nossos processos de trabalho – mudanças que às vezes podem parecer pequenas, mas têm o potencial de acarretar grandes resultados.

 

Toda sugestão é bem vinda e incentivada em programas internos como o Inovar. Criado em 2016, ele já recebeu mais de 1.600 sugestões de colaboradores, das quais mais de 100 foram incorporadas à operação ou estão em fase de implantação. Ideias que são transformadas em projetos, reconhecidos e premiados. Esse incentivo motiva as pessoas e possibilita um clima de evolução constante. Em 2021 mais de 160 ideias já foram cadastradas no sistema e serão avaliadas por um corpo técnico e de gestão da companhia.

 

A adoção de conceitos da indústria 4.0 e da inteligência artificial no controle da planta industrial também colaboraram para que os resultados fossem tão expressivos. Com sistemas autônomos mais eficientes, seja na caldeira de recuperação ou no digestor, a indústria conseguiu diminuir custos de produção ao mesmo tempo em que elevava sua capacidade produtiva.

 

No ritmo que a companhia tem imposto ao longo dos anos, com produção crescente, acredito que chegaremos ao final de 2022 com um volume adicional de 1,5 milhão de toneladas de celulose, o equivalente a um ano inteiro de sua capacidade original. Na prática, isso significa que a Eldorado Brasil completará 10 anos de operação, com a produção realizada que só atingiria com 11 anos. Tudo como resultado de uma gestão focada em pessoas, inovação, tecnologia e disponibilidade da planta. Na Eldorado Brasil, nossa meta é sermos melhor que nós mesmos, todos os dias.

 

Carlos Monteiro – Diretor Técnico Industrial e de Suprimentos da Eldorado Brasil


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais