Login
Associe-se
NOTÍCIAS

MOL assina memorando para utilizar robôs em sua frota

Fonte: Portos e Mercados (01 de setembro de 2021)

O projeto faz parte da estratégia mais ampla da MOL de adotar novas tecnologias, como navegação autônoma e controle remoto, para apoiar futuras mudanças no transporte marítimo


 
A Mitsui OSK Lines (MOL) assinou um memorando de entendimento (MoU) com a empresa japonesa de robótica Meltin para conduzir um estudo conjunto sobre a implantação de robôs controlados remotamente em suas operações de transporte marítimo, incluindo navios e negócios offshore.
 
O projeto faz parte da estratégia mais ampla da MOL de adotar novas tecnologias, como navegação autônoma e controle remoto, para apoiar futuras mudanças no transporte marítimo. A introdução da tecnologia robótica de controle remoto, que pode realizar tarefas tediosas e demoradas ou operar em áreas perigosas, como ambientes de temperatura extremamente alta e baixa, é vista como uma forma de reduzir a carga de trabalho dos marítimos, especialmente em tarefas que apresentam desafios para a operação prática.
 
Tanto a MOL quanto a Meltin afirmam que estão empenhados em construir um relacionamento estratégico juntos para introduzir a tecnologia robótica no transporte marítimo e continuarão com uma série de estudos específicos.
 
Isso incluirá a pesquisa em diferentes tipos de embarcações e rotas para a introdução de robôs controlados remotamente e tecnologias associadas, avaliando a viabilidade de sua introdução e o nível de tecnologia de comunicação a bordo necessária no mar, bem como a implementação de pilotos de prova de conceito para ver os sistemas em uso prático.