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Portos do Paraná debatem avanços dos setor no Fórum Sul Export

Fonte: Informativo dos Portos (31 de agosto de 2021)

Foto: Robert Silva para SUL EXPORT


 
Representantes dos portos da região Sul do Brasil estão reunidos no Fórum Brasil Export, que debate multimodalidade, integração logística e desenvolvimento da atividade portuária. O evento, que começou nesta segunda-feira (30), acontece em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.
 
O diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, e o diretor de desenvolvimento empresarial, André Pioli, integram a programação, que vai até amanhã (31). Os avanços paranaenses são destaque nos debates que vão integrar o Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária – Brasil Export.
 
Na terça-feira, às 15h30, Garcia participa do quarto painel do evento: “Desafios para a implantação da efetiva integração logística multimodal”. Com moderação de Mário Povia, Conselheiro Nacional do Brasil Export, o diretor presidente dos portos paranaenses divide espaço de fala com Marcello da Costa, Secretário Nacional de Transportes Terrestres; Beto Abreu, presidente da Rumo; Fabiano Medeiros, Diretor Superintendente da Ecosul; Fernando Estima, Superintendente da Portos RS; Fábio da Veiga, Superintendente do Porto de Itajaí; e Casemiro Tércio Carvalho, membro do Conselho de Administração da SCPar.
 
O fórum se encerra com a construção da Carta do Sul Export 2021, que resume os principais pontos discutidos pelo setor e anuncia a sede da próxima edição do evento, em 2022. A edição nacional, Brasil Export, será nos próximos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília, onde os debates se ampliam aos portos públicos e privados de todo o país.
 
PROGRAMAÇÃO
No primeiro dia do evento regional, Sul Export, logo após a abertura oficial, o diretor de Desenvolvimento Empresarial da empresa pública paranaense, André Pioli, apresentou no Momento Portos do Paraná.
 
Pioli falou sobre o crescimento constante na movimentação portuária do Estado e a reconhecida eficiência do Porto de Paranaguá. “O objetivo é mostrar para o segmento que é possível crescer de maneira sustentável, respeitando a relação com a cidade”, disse.
 
Segundo ele, o impacto econômico da atividade é um dos pontos de atenção do Governo do Estado. “O porto tem papel fundamental na geração de empregos, arrecadação de impostos e benefícios que retornem à população”, defendeu.
 
CONCESSÃO
O diretor-presidente, Luiz Fernando Garcia, participou do primeiro painel do evento: “Processos de desestatização e a estruturação jurídica das Autoridades Portuárias da região Sul”.
 
Apresentado por João Bosco, conselheiro do Sul Export e representante da praticagem; com moderação da também conselheira Jacqueline Wendpap; Garcia falou sobre a expectativa em relação ao modelo de concessão do canal de acesso aos portos do Paraná.
 
“Temos um estudo sério, que nos dá segurança e clareza sobre o que precisa ser feito. O que queremos é um modelo em que à concessionária caiba cuidar dos serviços de dragagem, balizamento, sinalização e programas de monitoramento”, explica.
 
Segundo ele, a concessão do canal prevê investimentos de aproximadamente R$ 5 bilhões. “Nosso objetivo é garantir a execução de investimentos, segurança jurídica e manutenção de custos justos aos usuários, além da saúde financeira da autoridade portuária, adequada aos novos ritmos da atividade”, destacou.
 
Participaram do debate: Alessandro Rodrigues de Lemos Paula Marques, Coordenador-Geral de Descentralização e Delegações do Ministério da Infraestrutura, Fernando Estima, da Portos RS, Jesualdo Silva, Presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), e Koen Robijns, gerente da Jan de Nul, empresa internacional de dragagem, nas Américas.
 
“As experiências do Porto de Paranaguá, que, como pioneiro, está muito à frente, já com contrato de dragagem de cinco anos, vão servir como aprendizagem para os demais portos”, afirma o Superintendente da Portos RS, Fernando Estima.