SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   BP Bunge e Coopercitrus realizam 1ª operação de barter com fixação de ATR de cana

BP Bunge e Coopercitrus realizam 1ª operação de barter com fixação de ATR de cana


Fonte: Moneytimes (30 de agosto de 2021 )

 

A Coopercitrus fomentou o negócio da venda e a oportunidade de receber em quilos de açúcar (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

 

A BP Bunge Bioenergia, joint venture formada pelas gigantes das commodities BP e Bunge no setor de açúcar etanol do Brasil, realizou em parceria com a cooperativa Coopercitrus a primeira operação completa de barter a partir da fixação de preços futuros de açúcares totais recuperáveis (ATR) de cana do mundo, informaram as partes nesta sexta-feira.

 

O barter é uma operação na qual o financiamento dos insumos, defensivos, fertilizantes e serviços para a lavoura ocorre por meio do uso uma parte da produção como moeda de troca para o pagamento das despesas.

 

A transação realizada por BP Bunge e Coopercitrus faz parte do programa Allia, lançado em maio pela empresa sucroalcooleira, e envolveu a companhia goiana Avance Agropecuária, que terá garantida a fixação de seus custos de insumos, taxas financeiras e o preço final do ATR produzido a partir de negociação antecipada com a BP Bunge.

 

“A Coopercitrus fomentou o negócio da venda e a oportunidade de receber em quilos de açúcar, enquanto a BP Bunge negocia e trava o preço do meu açúcar que eu fechei com a cooperativa”, explicou em nota o proprietário da Avance, Nycollas Cestari, que disse ter visto no movimento “uma oportunidade em meio a tantas incertezas”.

 

A BP Bunge agora espera que, realizada a primeira operação de barter com ATR de cana (o movimento é mais comum em outras commodities), a iniciativa ganhe corpo.

 


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais