Tecnologia faz a diferença nos Portos

Investimentos, projetos e tecnologia. A edição 2021 do evento Santos Export, realizada segunda terça-feira desta semana, no Porto de Santos, São Paulo, mesclou debates sobre desafios e desenvolvimento, com visitas técnicas. Os participantes conheceram, de perto, exemplos de automação e uso da tecnologia em favor da competitividade qualidade do serviço.
O evento é um dos Fóruns Regionais do Brasil Export que nessa segunda-feira (23) proporcionou as visitas técnicas a dois grandes terminais de contêineres. No terminal da Santos Brasil, os participantes conheceram as obras de ampliação do cais, para receber navios de 366m de comprimento. Na sequência, a agenda foi no DP World Santos, que surpreendeu pelos projetos de expansão e tecnologia do terminal de celulose, em parceria com a Suzano, referência para movimentação de celulose no mundo.
O uso de tecnologia de ponta na operação também foi comprovado na visita ao Centro de Controle de Operações e na apresentação institucional da empresa.
Debate
Após as visitas técnicas, foram debatidos assuntos atuais para o setor portuário, como PDZ, clusterização (concentração de determinados tipos de cargas por região portuária, com a finalidade de trazer ganhos em eficiência, capacidade e competitividade aos portos etc.), acessos terrestres e ferroviários e a desestatização dos portos de Vitória e de Santos.
Vários pontos de vista foram apresentados, dentro das agendas de mudanças que estão em curso no setor. O primeiro dia do evento contou com palestra de abertura pelo secretário de Portos e Transporte Aquaviário, Diogo Piloni, e do Ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas.
O presidente da CODESA, Julio Castiglioni, que também é conselheiro do fórum regional Sudeste Export, foi convidado para compor a mesa na solenidade de abertura do evento.
Mais lidas
Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados. A ação civil pública foi promovida […]
Por causa da curvatura da Terra, a distância na qual um navio pode ser visto no horizonte depende da altura do observador. Para um observador no chão com o nível dos olhos em h = 7 pés (2 m), o horizonte está a uma distância de 5,5 km (3 milhas), cada milha marítima igual a 1.852 […]