SOPESP NOTÍCIAS

Home   /   Eventos   /   Porto de Virgínia expande arrendamento de energia da Dominion para criar porto eólico

Porto de Virgínia expande arrendamento de energia da Dominion para criar porto eólico


Fonte: Maritime Executive (27 de agosto de 2021 )
O Terminal Marítimo de Portsmouth (em primeiro plano) se tornará uma área de pré-montagem e preparação para o parque eólico (foto de arquivo do Porto de Virgínia)

 

O porto de Virgínia chegou a um acordo para arrendar uma parte dramaticamente aumentada do Terminal Marítimo de Portsmouth para a Dominion Energy. O acordo, que posiciona o porto para se tornar um líder no emergente setor de energia eólica offshore, usa uma área de terminal ociosa, convertendo-a em uma grande área de pré-montagem e preparação para o planejado parque eólico na costa da Virgínia. Anteriormente, o porto havia concordado com um contrato de arrendamento para criar uma pequena área de espera.

 

Sob o novo acordo, a Dominion Energy usará 72 acres do Terminal Marítimo de Portsmouth de carga marítima multiuso em águas profundas como uma área de preparação e pré-montagem para as fundações e turbinas que serão instaladas a 27 milhas da costa de Virginia Beach . Com previsão de entrada em serviço em meados da década, o projeto eólico da Virgínia produzirá mais de 2.600 megawatts de energia renovável.

 

“Este anúncio é mais um marco para tornar a Virgínia a líder nacional em energia eólica offshore”, disse o governador Ralph Northam. “A Comunidade e a Dominion Energy estão unidas para promover energia limpa, reduzir as emissões de carbono, criar empregos e construir uma nova indústria americana na costa leste dos Estados Unidos.”

 

O prazo do arrendamento é de 10 anos – avaliado em quase $ 4,4 milhões anuais – e inclui a opção de duas renovações de cinco anos. Em janeiro de 2020, a Virgínia concordou em um arrendamento de 1,7 acres no Terminal Marítimo de Portsmouth até 2026, com opções de expansão para 40 acres. O plano original previa que o terminal operasse apenas como área de espera.

 

O Porto de Virgínia, porém, em maio de 2020, fechou o terminal dizendo que não tinha volume suficiente para garantir o funcionamento da instalação. O tráfego da 2M Alliance mudou para dois outros terminais na área de Norfolk.

 

“Esta localização no Porto da Virgínia é incomparável”, disse o presidente, presidente e CEO da Dominion Energy, Robert M. Blue. “Ele tem acesso a águas profundas, sem restrições de sobrecarga, uma força de trabalho marítima forte e experiente e espaço suficiente para esses grandes componentes de infraestrutura eólica. Ele está perfeitamente situado para atender ao projeto eólico offshore da Virgínia e aumentar a cadeia de abastecimento doméstica necessária para concluir outros projetos eólicos offshore nos Estados Unidos. ”

 

O novo contrato de arrendamento inclui atualizações significativas para garantir que o terminal possa suportar o peso dos grandes componentes que serão implantados para construir as turbinas eólicas offshore. Assim que os componentes forem carregados nos navios, os navios viajarão para o local de instalação em Virginia Beach.

 

Atualmente, o projeto piloto de duas turbinas da Dominion Energy está operando na costa de Virginia Beach. No mês passado, o Bureau of Ocean Energy Management emitiu um “Aviso de Intenção” para todo o projeto comercial. O Aviso de Intenção desencadeia uma revisão federal do projeto e a preparação de uma Declaração de Impacto Ambiental, que levará cerca de dois anos.


Mais lidas


  Na manhã desta quarta-feira (18), o Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo) recebeu em sua sede a visita do desembargador federal, Celso Ricardo Peel Furtado, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.   O magistrado foi recebido com um café da manhã pelo presidente da entidade, Régis Prunzel, acompanhado […]

Leia Mais

Os assistidos pelo Instituto Portus de Seguridade Social, o fundo de pensão dos portuários, obtiveram importante vitória na Justiça. O juiz José Alonso Beltrame Júnior, da 10ª Vara Cível de Santos, concedeu liminar em que determina a suspensão do aumento na contribuição dos participantes da ativa e aposentados.   A ação civil pública foi promovida […]

Leia Mais

Através de um investimento de 100 milhões de euros, a Tesla irá entregar os dois primeiros navios porta-contêinereselétricos à Holandesa Port-Liner, em Agosto.   Após a entrega, a Tesla entregará ainda mais seis navios com mais de 110 metros de comprimento, com capacidade para 270 contentores, que funcionarão com quatro caixas de bateria que lhes […]

Leia Mais