Login
Associe-se
NOTÍCIAS

TCU aprova edital do leilão do 5G

Fonte: Agência Brasil (26 de agosto de 2021)

O Tribunal de Contas da União aprovou, nessa quarta-feira (25), a realização do leilão da telefonia de quinta geração, o 5G.
 
Logo após a decisão, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi entrevistado no programa “A Voz do Brasil”. Faria anunciou que o leilão deve ocorrer no mês de outubro.
 
De acordo com o Ministério das Comunicações, será o maior leilão de radiofrequência já feito no Brasil. A internet móvel 5G chegará até as antenas por uma rede de fibra óptica e terá conexão até 100 vezes mais veloz que a 4G.
 
De acordo com o ministro Fábio Faria, em vez de usar o leilão para vender as frequências, o governo decidiu cobrar das operadoras um plano de investimentos para os próximos 20 anos.
 
Entre as obrigações previstas no edital estão a ampliação da conectividade em regiões onde atualmente o sinal de internet móvel é ruim ou não chega. O governo também quer internet de alta velocidade em 72 mil escolas públicas urbanas no país e garantir conexão 4G para 7 mil escolas rurais. Também está nos planos levar internet de qualidade a 48 mil quilômetros de rodovias federais.